Programa garante recuperação de passarelas e geração de emprego local

O Programa Morar Melhor amplia suas ações e aporta obras na Comunidade do Ambrósio, na Área Portuária de Santana. Na tarde desta terça-feira, 03/06, o governador Camilo Capiberibe anunciou as obras que consiste na construção de dois quilômetros de passarelas, ampliação no fornecimento de água e luz para mais de duas mil famílias. 

Os serviços devem atender a uma antiga reivindicação da população, que há anos cobra do poder público melhorias de acessibilidade, fornecimento de água tratada, energia e segurança pública. "Moro nesse lugar há 16 anos e, durante esse tempo, presenciei muitas promessas, mas nenhuma se concretizou. Só nos enganaram e sumiram daqui. Nossa comunidade é carente, muitos vivem em condições precárias, sem apoio do poder público, mas hoje, o Governo do Amapá está mudando essa realidade com o anuncio desse projeto", diz a moradora Isabel Rocha. 

As obras estão orçadas em R$ 348,2 mil, com prazo de 30 dias para a conclusão. Inicialmente serão quatro frentes de trabalho com a admissão de 100% da mão de obra local. De acordo com o governador Camilo, durante a inauguração da Unidade de Policiamento Comunitário (UPC) do Ambrósio, havia um clamor da população por melhorias de acessibilidade na Área Portuária, bem como o fornecimento de água e luz. 

"Ouvi a população reclamando das péssimas condições das passarelas. Primeiramente realizamos uma parceira com a Prefeitura de Santana para a construção de pontes de concreto. O governo financiou R$ 70 mil, mas percebemos que faltava mais: faltava a água e a luz, e aqui estamos para anunciar esses serviços de suma importância para todos", completou. 

Para o presidente da Associação dos Moradores da Área Portuária, Rodney Rocha, a iniciativa era esperada há anos pelos moradores. No entanto, ele afirma que o fornecimento de água avançou consideravelmente devido a instalação do novo Sistema de Abastecimento de Água de Santana. 

"A força da água melhorou para muita gente, antes disso, muitas famílias tinham que pagar por um balde. A situação era bem critica. Complicada. Reconhecemos que essas obras devem trazer qualidade de vida, respeito e dignidade para milhares de famílias que estavam completamente esquecidas pelo poder público", destaca o presidente. 

O programa é uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Companhia de Água e Esgoto (Caesa), coordenado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS).

Comentários