Encontro em Santana prepara casais que buscam adotar crianças

A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana encerrou nesta sexta-feira, 6, mais um encontro preparatório para pessoas que tem intenção de adotar uma criança. Foi o VI Encontro Preparatório para Pretendentes à Adoção do “Projeto Adoção com Responsabilidade”. 

No encontro participaram casais e também pessoas solteiras, que já possuem a guarda do menor. O contador Augusto Marques comentou que desde fevereiro deste ano, detém a guarda de dois adolescentes de 9 e 11 anos de idade. Os meninos são irmãos. “Foi um presente. Um amigo apadrinhou os dois, que viviam na Casa da Hospitalidade. Por meio desse amigo conheci os irmãos e não tive dúvidas. Desde então, me interessei pela guarda e agora pela adoção”, relatou. 

O casal Celina Dias e Damião Souza tem três filhos (10, 13 e 14), e sempre sonhou ter uma filha, que nunca chegou. Agora, vê a oportunidade de concretizar o desejo. “Nesses quatorze anos, sempre tentamos uma menina, só vieram meninos. Com a chegada de nossa filha, por meio do processo de adoção, sem dúvida que a alegria vai ser grande. O mesmo amor e carinho que damos aos filhos, também ela vai receber”, garante Damião. 

Nesse passo, é fundamental ao casal ou a pessoa solteira, um investimento afetivo e grande capacidade de acolhimento ao adotado, em razão das responsabilidades e dos direitos que são transferidos ao novo integrante que não descende da pessoa ou o casal que fez a opção. 

Os participantes tomaram conhecimento, ainda, de questões importantes sobre a adoção, conforme ressaltou Rosinei da Silva Facundes, da equipe técnica da Unidade. “Quem tem essa pretensão precisa passar por esse processo de preparação psicossocial e jurídica, para se avaliar a motivação. Se realmente o propósito legítimo”. 

A participação nesse evento habilita a pessoa solteira ou ao casal a ter o nome inscrito no cadastro nacional de adoção.

Comentários