Empresários paranaenses anunciam investimentos na área portuária de Santana

O anúncio do decreto de destinação de área no município de Santana assinado no mês de maio pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe, tem despertado o interesse de investidores em se instalar no Estado. Nesta quarta-feira, 11/06, foi a vez de o grupo paranaense Caramuru ser recebido na Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). 

O grupo é um dos principais empreendimentos que atuam no Brasil nos segmentos animal, industrial, produtos de consumo, commodities, biodiesel e logística, presente nos Estados de Goiás, Paraná, Mato Grosso e São Paulo. 

O Caramuru já dispõe de uma área na Ilha de Santana para atuar no Amapá com o processamento de soja e seus derivados. Ao saber que Governo do Estado trabalha na implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no município santanense, os investidores se interessaram em conhecer melhor esses investimentos para, também, industrializar e escoar seus produtos ao mercado internacional, por meio da área portuária de Santana e, assim, aproveitar os incentivos fiscais incluídos na referida zona especial de indústria. "Estou encantado com o que vi e ouvi. É um divisor de águas na implantação de projetos na região amapaense. Já temos uma área na Ilha de Santana e queremos começar a operar daqui em até dois anos. E, com certeza, essa nova configuração [ZPE] vai mudar, pra melhor, o cenário que se apresenta, não só para o desenvolvimento do Estado do Amapá, como também para a ampliação de negócios", resumiu o representante do Grupo Caramuru, Mamede Alles, durante reunião com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, José Reinaldo Picanço. O investidor classificou como fundamental a iniciativa do Governo do Estado de se antecipar em organizar a área de exportação. "Esse planejamento é necessário para visualizar o rumo de crescimento da região. Assim, evitam-se conflitos futuros, caso não houvesse esse ordenamento", observou. O secretário José Reinaldo reiterou a Mamede Alles, a decisão política do governador Camilo Capiberibe de estruturar o Estado do Amapá para receber investidores de variados segmentos.

Comentários