SIMS celebra o Dia Internacional da Parteira em Santana

Dando continuidade à programação do Dia Internacional da Parteira, celebrado em 05 de maio, a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), por meio de sua Gerência de Valorização das Parteiras Tradicionais, realiza neste sábado, 10/05, das 9h às 12h, em Santana, um café dançante na Escola Estadual Afonso Arinos, localizada na área portuária.

O evento é voltado à valorização e integração dessas profissionais de importância singular na vida familiar das comunidades rurais, indígenas, quilombolas e ribeirinhas e que contribuem diretamente na humanização do parto.

Em Santana há 280 parteiras associadas à Rede das Parteiras Tradicionais do Estado do Amapá – Tia Vavá. Muitas delas terão a oportunidade de participar da programação deste sábado e receber atendimentos oferecidos pela equipe do CRTN, como embelezamento, corte de cabelo e massagem, além de atividades de lazer com música e dança.

O Dia Internacional da Parteira foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991. Segundo as Nações Unidas, parteiras capacitadas, com equipamento e apoio necessários, podem representar a diferença entre a vida e a morte para 300 mil mulheres e até dez vezes mais para recém-nascidos.

Confira abaixo a programação

9h - Recepção das parteiras: Acolhimento e identificação
9h30 - Boas-vindas: Exibição do vídeo "Lembranças de um parto"
Musical com Lígia Mônica
Musical gospel com Kim Romani
Jeremias Souza da Silva - Dançando com as Parteiras
10h30 às 12h - Serviços oferecidos pelo CRTN

Comentários