Setrap, Sejusp e Capitania dos Portos se unem para minimizar transtornos no rio Matapi

Nesta sexta-feira, 09/05, as Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap), da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Capitania dos Portos do Amapá definiram medidas para minimizar os transtornos na travessia do Rio Matapi entre os municípios de Santana e Mazagão. 

Das quatro balsas, que fazem a travessia de veículos e passageiros, duas estão funcionando. Uma está em manutenção e outra se encontra apreendida pela Capitania dos Portos, que tem intensificado a fiscalização nos últimos meses no Amapá. 

Na manhã desta sexta-feira, apenas uma balsa operava na travessia. A outra passava por reparos. 

Em reunião com o secretário interino de Transportes, Márcio Alcântara, o comandante da Capitania dos Portos, Lúcio Marques Ribeiro, informou que a balsa será liberada mediante garantias mínimas de segurança da navegação. Em resposta, a Setrap falou que os reparos serão feitos durante o fim de semana. A previsão é que, até terça-feira, 13/05, a travessia conte com três balsas, enquanto não é concluída a manutenção da quarta balsa. 

Do encontro, participaram o diretor de transportes da Setrap, Andrey Rêgo, e o engenheiro naval, Pedro Lameira, que vistoriaram as condições das balsas em manutenção e as que estão operando. O objetivo foi verificar o que precisa ser reparado para garantir a segurança na travessia. 

Os recentes naufrágios e a explosão de embarcações que transportavam combustível, ocorridos recentemente no Amapá, mobilizou a Marinha a intensificar a fiscalização nos rios amapaenses. Por esse motivo, durante a travessia no Rio Matapi, oficiais da Capitania estarão presentes para impedir que as balsas sigam com mais de 30 passageiros. 

Com as obras em andamento da construção da ponte em concreto armado, que estão sendo executadas pelo Governo do Amapá no local, a Marinha também decidiu intensificar a fiscalização de manobras no rio. 

Para garantir a ordem pública no local, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Nixon Kennedy, determinou o policiamento, não só na área externa, na beira do Rio Matapi, como também no interior das balsas. Isto porque, alguns motoristas se recusam a sair do veículo durante a travessia, como manda a legislação. 

Um processo licitatório está em andamento na Setrap para substituir as balsas que existem atualmente. A expectativa é que todos esses transtornos acabem com a entrega da ponte prevista para o fim de 2014.

Comentários