Sesa, Seinf e senador Capiberibe visitam obras da saúde em Santana

Na manhã do último dia 02/05, o secretário de Estado da Saúde, Jardel Nunes; secretário de Infraestrutura, Amilton Coutinho; e o senador João Alberto Capiberibe visitaram as obras do Hospital de Santana e Nefrologia do município. A programação de entrega é ainda para este primeiro semestre. 

As obras de construção e ampliação do Hospital Estadual de Santana estão bem adiantadas, com 90% dos trabalhos concluídos. A construção e reformas estavam paralisadas desde 2006 e foram retomadas pelo atual governo. 

O investimento contempla a construção de dois pavimentos com 110 leitos para atendimento nas áreas de obstetrícia, neonatal e pediatria, além de um bloco administrativo. Atualmente o hospital possui 110 leitos e a sua capacidade será aumentada para 220. Os recursos somam mais de R$ 6 milhões provenientes de emenda parlamentar. 

Hoje a unidade recebe em média entre 400 a 450 pacientes/dia, vindos do município de Santana e de outras regiões ribeirinhas do Amapá e do Pará. "A partir dos novos serviços, os hospitais de Emergência e Alberto Lima, em Macapá, serão desafogados, uma vez que recebem sobrecarga procedente de Santana e de unidades da rede de atenção primária", diz o secretário Jardel Nunes. 

Com dois pavimentos, o 4º bloco abrigará dois modernos elevadores e três clinicas: médica, obstétrica e pediátrica, além de UTI neonatal, berçários, consultórios, isolamento, refeitórios e setor administrativo. 

No 6º bloco ficarão a cozinha e lavanderia industriais, totalmente equipadas para fornecer uma comida de qualidade e cuidar das roupas de forma correta e higiênica. 

O telhado dos dois blocos será em telhas termoacústicas, que diminuem ruídos e a temperatura. Concluindo a obra, uma subestação de energia com gerador para suprir todo o hospital e uma área de urbanização. 

Centro de Nefrologia
Além do novo hospital, o governador Camilo Capiberibe autorizou a construção do novo Centro de Nefrologia de Santana. A unidade é extremamente importante no tratamento de doentes renais crônicos. A falta de políticas públicas e investimentos na saúde no governo anterior fez com que a única clínica de nefrologia do Estado, localizada no Hospital Alberto Lima, ficasse superlotada e com fila de espera. 

O Centro de Nefrologia está sendo erguido em uma área de 500m². Possuirá três consultórios, sala para as hemodiálises contendo 12 leitos, osmose, posto de enfermagem, Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (DPAC), sala para Diagnóstico e Prevenção por Imagem (DPI), apoio clínico, recuperação; duas salas para resíduos e ambiente para lavagem de fistulas. 

O Centro ficará pronto em 180 dias e o investimento do Governo do Amapá na obra é de R$ 858.469,61.

Comentários