Sejusp inaugura sala de mediação de conflitos na UPC do Igarapé da Fortaleza

O Governo Amapá, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou na manhã desta quinta-feira, 15/05, a primeira assembleia comunitária no Distrito do Igarapé da Fortaleza, em Santana. A iniciativa teve como objetivo aproximar e a população da Unidade de Policiamento Comunitário (UPC), instalada no local. 

Na oportunidade, também foi entregue a comunidade uma sala de mediação de conflitos no prédio da UPC, onde a Polícia Militar e MP Comunitário, estarão prestando serviços de assistência a comunidade, a família, na resolução de problemas e conflitos entre a comunidade sem precisar usar do poder judiciário. 

As UPC's são uma ferramenta que o governador Camilo Capiberibe adotou para unir polícia e comunidade. Por esse motivo, as unidades estão recebendo cursos de capacitação e também projetos sociais, voltados para resolução de problemas e conflitos. 

A Coordenadoria de Segurança Comunitária da Sejusp é a responsável em levar a capacitação para as comunidades e lideranças dos 16 municípios do Estado. 

A UPC do Igarapé da Fortaleza foi à primeira contemplada com a assembleia comunitária, que tem como intuito discutir segurança pública, problemas frequentes, e assim, buscar soluções junto à comunidade. 

De acordo com o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Nixon Kenedy, a primeira assembleia comunitária tem o intuito de fortalecer o trabalho das forças de segurança pública. 

"A UPC não consiste apenas em uma obra física, ela é muito mais que isso. É um espaço onde a comunidade possa vir, usufruir e dialogar. Fico muito satisfeito de ver a participação da população em busca de uma segurança pública melhor. O governador Camilo Capiberibe adotou um modelo mais adequado no mundo de policiamento, e o Estado do Amapá esta tendo a oportunidade de resgatar um modelo implantado em anos anteriores. A expectativa é que avancemos e escolhemos Santana, em razão da carência e por esta situado em lugar de grande vulnerabilidade. O governo agora esta adquirindo mais de 50 novas viaturas e as UPC's serão contempladas com os veículos para atender o tempo hábil a população", comentou. 

Durante a assembleia comunitária, a população falou as autoridades da segurança pública, da dificuldade de acesso das ruas e a falta de iluminação, o que dificulta no trabalho ostensivo da Polícia Militar. Além do acesso, outra reclamação é em relação a perturbação de sossego e funcionamento de bares e restaurantes durante a madrugada. 

Segundo a moradora, Ana Castelo, a comunidade do Igarapé da Fortaleza sempre participa dos cursos oferecidos pela UPC. 

"É importante a nossa participação, pois temos que falar para as autoridades os problemas da nossa comunidade, conhecemos a fundo o lugar onde moramos. Antes, a comunidade passava meses para resolver um pequeno conflito, e hoje, é resolvido com mais rapidez", ressaltou.

Comentários