Governo mostra cenário econômico para estrangeiros

É aberto nesta segunda-feira, 19/05, para ser encerrado amanhã, 20, no Ceta Ecotel, o seminário “Amapá Logística e Offshore” para apresentação do cenário econômico e as condições de desenvolvimento e oportunidades para investimentos no estado. 

O seminário, organizado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), é destinado a investidores de todo o mundo e órgãos do governo federal ligados aos portos e exploração de petróleo. 

Durante o evento, o governo do Amapá assinará decretos destinando áreas para empreendimentos serem instalados no estado com incentivos fiscais. “Temos conversado com os empresários, e uma das maiores solicitações diz respeito à destinação de áreas para que eles se estabeleçam aqui. Isso é bom porque, instalando-se no Amapá, serão mais postos de trabalho gerados, além de incrementar a arrecadação de receita em vários municípios”, frisa o secretário da indústria, comércio e mineração, José Reinaldo Picanço. 

O secretário entende que a entrada em funcionamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Santana, vai ajudar ainda mais a melhorar as relações comerciais com o mercado exterior. Picanço informa que o governo conseguiu financiamento de R$ 20 milhões junto ao BNDES para investimento na ZPE. 

O governador Camilo Capiberibe aposta na atração de investidores, o que reverteria o quadro de dependência econômica relativa à administração pública. “Aumentar a oferta de emprego e renda no estado, e melhorar a qualidade dos serviços públicos à população, esses são os principais desafios que estamos dispostos a avançar”, destaca Camilo. 

A mobilização incluiu reuniões com empresários em visita a outros estados, como o Mato Grosso, que gerou interesse em montar uma base no estado para escoamento de grãos. Outro ponto foi a missão oficial ao Panamá para conhecer a estrutura logística do Canal do Panamá; do Parque Logístico e da Zona de Livre Comércio de Cólon, tendo como resultado uma visita de retribuição ao governo do estado da embaixadora daquele país, Gabriela Garcia Carranza, que também prometeu voltar para estreitar as relações comerciais com o Amapá.

Comentários