Procon fiscaliza venda de peixe durante período da Quaresma em Macapá e Santana

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) realiza, no período de 09 a 14 de abril, em Macapá e Santana, uma ampla ação fiscalizatória em todos os pontos de venda do Peixe Popular e estabelecimentos que comercializam pescado. A iniciativa é decorrente do aumento nas vendas durante a Quaresma. As atividades acontecem pela manhã e à tarde. 

A meta principal da fiscalização é garantir que na Semana Santa os consumidores tenham o peixe de qualidade, a preço justo, visto que nesse período alguns estabelecimentos aproveitam a demanda para obter lucros abusivos. 

Durante a ação, os fiscais verificam a forma de comercialização, armazenamento do pescado, valores cobrados e formas de pagamento, entre outros. 

A diretora do Procon, Nilza Amaral, explica que, para garantir o sucesso no momento da comercialização, os fiscais repassarão algumas dicas importantes e precisas aos consumidores, como: observar se o corpo do peixe está brilhante, limpo, rijo e com cores vivas; se as escamas estão aderentes; os olhos, brilhantes e ocupando toda a órbita; as guelras úmidas e avermelhadas, com cheiro de plantas aquáticas; e o ventre firme e roliço. 

"Nosso trabalho não se estende somente ao consumidor, vamos orientar os comerciantes a manter os alimentos refrigerados para garantir a qualidade, explicando que os mesmos devem ficar atentos às condições de higiene dos locais para que todos saiam satisfeitos", conclui Nilza.

Comentários