Lançamento das obras do sistema de água do Provedor será nesta sexta, em Santana

Desativado há quase 20 anos, em razão de rachaduras no reservatório elevado, o sistema de água do bairro Provedor II, em Santana, vem sendo recuperado pelo Governo do Estado para atender os moradores dos bairros Paraíso e Fonte Nova. 

Nesta sexta-feira, 11/04, o governador Camilo Capiberibe e o diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Ruy Smith, realizam o lançamento da obra, orçada em R$ 1,5 milhão. 

A recuperação da estrutura física do sistema possibilita à Caesa produzir, dentro de 90 dias, mais 200m³ de água atendendo as residências daqueles bairros, onde não há abastecimento. Atualmente, cerca de 70% das residências dos dois bairros são atendidas pelo sistema central de Santana. 

Para reativar o sistema do Provedor II, a Caesa vai construir uma casa de química, recuperar o reservatório de água e instalar um aerador e três filtros. De acordo com a equipe técnica da Companhia, o equipamento é utilizado para eliminar o ferro da água. 

O sistema do bairro Provedor foi construído na década de 90 pela Prefeitura de Santana, porém nunca funcionou devido aos erros na construção da caixa d'água em concreto (reservatório). O equipamento apresentou vazamentos e não foi recuperado. 

As obras atuais fazem parte da segunda etapa do projeto Água para Todos, executado pelo Governo do Amapá, em Santana, com o objetivo de universalizar o abastecimento na segunda maior cidade do Estado. A primeira etapa foi entregue em março passado, elevando o abastecimento de 45% para 85% da população. 

De acordo com o presidente da Caesa, Ruy Smith, os investimentos na recuperação e ampliação do sistema de Santana somam cerca de R$ 20 milhões, incluindo o sistema central e os sistemas auxiliares em construção ou sendo recuperados. 

Na quarta-feira, 09, os técnicos da Companhia desativaram um poço do bairro Provedor II, que passou a ser atendido pelo sistema central com água de boa qualidade. Até então, devido à grande quantidade de ferro na água do referido poço, os moradores utilizavam o produto somente para higiene.

Comentários