Governo entrega veículos ao grupo da "Melhor Idade Vida Feliz", em Santana

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública, beneficiou o grupo da "Melhor Idade Vida Feliz" com um micro-ônibus de trinta lugares e um automóvel tipo passeio, nesta sexta-feira, 25/04. A entrega foi feita pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe, no município de Santana, onde o projeto nasceu e é coordenado pelo 4º Batalhão da Polícia Militar. 

Os veículos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Sebastião Bala Rocha, no valor de R$ 200 mil, e com a contrapartida do GEA de R$ 115 mil. Os transportes irão auxiliar na locomoção de mais de 100 idosos que fazem parte do projeto e desenvolvem atividades educacionais, físicas, culturais e sociais. 

O governador Camilo disse que a sua gestão respeita o povo do Amapá e as emendas da bancada federal. 

"Antes, as emendas da bancada não eram executadas, pois o Estado estava inadimplente, mas, desde que assumimos, nós conseguimos resgatar a credibilidade do Amapá. Respeitamos o povo da nossa terra e os recursos públicos, essa é a diferença do nosso governo. Esse micro-ônibus vai garantir a mobilidade, segurança, conforto a vocês que realmente representam a melhor idade, os nossos idosos", afirmou o governador. 

O projeto da "Melhor Idade Vida Feliz" atua em Santana há dez anos, atendendo diretamente 110 idosos cadastrados por ano, com idade igual ou superior a 60 anos. O programa trabalha ainda com os familiares e amigos dos cadastrados no projeto. 

O objetivo do programa é resgatar e desenvolver a cidadania do idoso, promovendo inúmeras atividades, dentre as quais estão incluídas a alfabetização, natação, hidroginástica, educação física, passeios, palestras e bailes. As tarefas acontecem no 4º Batalhão da Polícia Militar, em Santana. 

A integrante do grupo "Melhor Idade Vida Feliz", dona Oneide Brandão (à esq.), 75 anos, relatou a felicidade de poder contar com um transporte que vai beneficiar o projeto. "Graças a Deus que esse micro-ônibus chegou. Foi um grande presente que nós recebemos do governo, da bancada e de Deus, em primeiro lugar. Teremos um transporte que será muito útil para hidroginástica, passeios, emergência, acho que ainda é nosso presente de Páscoa", declarou. 

O deputado Bala Rocha disse que a adimplência do governo estadual é o caminho fundamental para que os recursos públicos, por meio de emendas, possam chegar ao Amapá e não serem barrados. "Entregamos esses dois veículos para o grupo 'Melhor Idade Vida Feliz' frutos da nossa emenda; no entanto, só foi possível porque o Estado honrou com os compromissos e está adimplente. Hoje é dia de felicidade para todos nós e para esse grupo", ressaltou. 

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Aclemildo Barbosa, o governo é comprometido com as ações sociais de todo o Estado, como mostra em sua contrapartida para adquirir os veículos doados. 

A sargento e coordenadora do projeto, Kátia Sanches, se declarou satisfeita, pois, conforme seu relato, os veículos vão beneficiar 100% os idosos. "Antes tínhamos que alugar carros, agora temos o nosso próprio transporte, além de toda a segurança proporcionada aos nossos tão amados idosos", comentou. 

Além do "Melhor Idade Vida Feliz", que é coordenado pelo 4º Batalhão da Polícia Militar, os veículos também atenderão outros cinco grupos de terceira idade independentes, como o Malhação Feliz, Agita Santana, Sol Nascente, Clube da Alegria e Casa da Amizade. 

Participaram da cerimônia a secretária de Relações Institucionais, Neuzinha Velasco; o diretor da Politec, Odair Monteiro; vereadores de Santana; a vice-governadora Dora Nascimento; o secretário interino de Segurança Pública, Nixon Kennedy; e o comandante do 4ª Batalhão da Polícia Militar de Santana, Aeliton do Carmo Sobral.

Comentários