Governo do Amapá amplia número de leitos e inicia a construção da Nefrologia do Hospital de Santana

"Após anos de abandono, estamos devolvendo uma saúde digna para os moradores de Santana", afirmou o governador Camilo Capiberibe na solenidade que marcou a retomada das obras de duplicação dos leitos do Hospital de Santana e do término da construção do Centro de Nefrologia. 

"Serão aproximadamente 100 empregos gerados nas duas obras. Foi uma batalha muito grande da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), na gerência do secretário Amilton Coutinho, que, agora, conseguimos vencer", afirmou o chefe de Gabinete, Isaltino Carneiro, representando a Seinf. 

O Centro de Nefrologia de Santana diminuirá a demanda existente em Macapá e ainda atenderá pacientes de outros municípios. 

O paciente renal Gilberto Morais ressaltou as dificuldades que ele e seus companheiros enfrentam para serem submetidos às seções de hemodiálise na capital. "Acordamos às 4h e vamos de van para o Hospital Alberto Lima fazer o tratamento. Com a nova nefrologia de Santana, não precisaremos passar por esse sacrifício, vamos voltar a viver", confessou. 

O Centro de Nefrologia ficará pronto em seis meses e terá, além de outros ambientes, 12 leitos de hemodiálise, três consultórios, diálise peritoneal ambulatorial contínua, diagnóstico e prevenção por imagem. O valor da obra é de R$ 858.469. 

Com novos blocos, o Hospital de Santana terá inúmeros leitos duplicados
Com capacidade atual para 110 leitos, após a conclusão das obras do 4º e 6º blocos, o Hospital de Santana passará a ter 220 leitos. Com uma moderna clínica médica e obstétrica, a ampliação contará ainda com uma cozinha e lavanderia industrial. 

Através de emenda parlamentar do então senador Bala Rocha, as obras de ampliação do Hospital Estadual de Santana começaram em 2000. Mas, apenas três anos depois, elas paralisaram e a unidade ficou esquecida durante oito anos, num verdadeiro descaso. 

A atual gestão rompeu o contrato com a antiga empresa e as obras agora estão sendo retomadas. Ao valor de R$ 6,1 milhões, a obra foi assumida pelo GEA e será concluida em oito meses. 

Com dois pavimentos, o 4º bloco abrigará dois modernos elevadores e três clinicas: médica, obstétrica e pediátrica, além de UTI neonatal, berçários, consultórios, isolamento, refeitórios e setor administrativo. 

No 6º bloco ficarão a cozinha e lavanderia industriais totalmente equipadas para fornecer uma comida de qualidade e cuidar das roupas de forma correta e higiênica. 

O telhado dos dois blocos será em telhas termoacústicas, que diminuem ruídos e a temperatura. Concluem a obra uma subestação de energia com gerador para suprir todo o hospital e uma área de urbanização. 

Por fim, o governador Camilo ressaltou a alegria de iniciar, mas que também tem o compromisso de entregar as duas obras o mais breve possível. 

"Temos muito o que avançar ainda, mas, em três anos, estamos fazendo o que eles não fizeram em oito, e ainda dizem que deixaram tudo pronto. É importante a população de Santana saber que poderíamos estar executando outros serviços, porém temos que concluir primeiramente essas deixadas na gestão passada", concluiu Camilo.

Comentários