GEA inicia obra de construção do Centro de Nefrologia e de nova ala do Hospital de Santana

A construção do Centro de Nefrologia do Hospital de Santana será concluída em poucos meses pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf). Nesta sexta-feira, 25/04, às 16h, o governador Camilo Capiberibe dará o pontapé inicial para a obra não só da Nefrologia, mas da nova ala do hospital santanense. 

A nefrologia é extremamente importante no tratamento de doentes renais crônicos, principalmente aqueles diagnosticados com diabetes e hipertensão arterial, doenças responsáveis por mais de 60% dos casos de insuficiência renal. 

A falta de políticas públicas e investimentos na saúde no governo anterior fez com que a única clínica de nefrologia do Estado, localizada no Hospital Alberto Lima, ficasse superlotada e com fila de espera. 

Em uma área anexa ao Hospital de Santana o novo Centro de Nefrologia, que está sendo erguido pelo Governo do Estado, terá uma área construída superior a 500m². 

A unidade possuirá três consultórios, sala para as hemodiálises contendo 12 leitos, osmose, posto de enfermagem, Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (DPAC), sala para Diagnóstico e Prevenção por Imagem (DPI), apoio clínico, recuperação, duas salas para resíduos e ambiente para lavagem de fistulas. 

No setor administrativo, o prédio terá logo na entrada o registro e espera, administração, banheiros masculinos e femininos com acessibilidade; vestiários e quarto do plantão, ambos com banheiros masculino e feminino; duas copas, uma para funcionários e outra para pacientes; guarda de macas e depósito de materiais de limpeza. 

Todos os ambientes serão climatizados e, para o caso de emergências, uma moderna subestação de energia com gerador próprio dará o suporte. 

O Centro Nefrologia de Santana ficará pronta em 180 dias e o investimento do Governo do Amapá na obra é de R$ 858.469,61.

Comentários