Comissariado de Santana atende chamados pelo disque-denúncias sobre abusos a menores

O Comissariado da Infância e Juventude de Santana vai intensificar as fiscalizações em estabelecimentos de lazer que funcionam principalmente nos horários noturnos, dentre eles lanchonetes, bares, boites, danceterias e congêneres. A razão está no grande número de ligações ao Disque-Denúncia 0800 285 1581, que funciona na sala do Comissariado. 

A informação é do coordenador do Comissariado infanto-juvenil, Lauro Paula da Luz. “Existem pessoas em nossa sociedade que são como que observatórios da Justiça. Sempre que veem alguma irregularidade noturna, envolvendo crianças e/ou adolescentes, acionam o nosso disque-denúncias”, diz ele. 

Nos primeiros três meses de 2014, com maior intensidade nos acontecimentos onde há participação de grande número de público – carnaval e shows – foram efetuados aproximadamente 80 autos de proteção envolvendo menores em horários impróprios à sua faixa etária, em estabelecimentos ou eventos, desacompanhados de seus responsáveis. 

Ainda no período, vários estabelecimentos de diversão foram autuados e notificados por permitirem a presença de menores, e praticarem a venda de cigarros e bebida alcoólica e outros produtos que causam dependência física ou psíquica, a essa demanda. 

De acordo com o Comissariado, apesar das campanhas educativas, grande é o descumprimento, razão do porque as fiscalizações e abordagens em via pública prosseguirão intensas nos finais de semana, sempre no período noturno até madrugada adentro, com o apoio de órgãos públicos da segurança estadual e municipal, e entidades de defesa da criança e do adolescente de Santana.

Comentários