Audiência pública debate alternativas para evitar demissões de mineradora Zamin

Executivos da mineradora Zamin Ferrous estiveram na Assembleia Legislativa do Amapá (AL) na manhã de ontem (02/04) para participar de uma audiência pública convocada para debater o anúncio da paralisação das operações de lavra de minério de ferro nas minas de Pedra Branca do Amapari e das demissões que isso estaria ocasionando. O autor da proposição que deu origem à convocação foi o próprio presidente da AL, deputado Moisés Souza (PSC). As informações são da assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa. 
 
Durante mais de duas horas, os diretores Atul Injatkar (diretor-geral), Bruno Cei (relações institucionais) e Sérgio Menezes (advogado) foram submetidos a uma verdadeira sabatina pelos deputados, que queriam saber mais sobre os impactos que a paralisação está ocasionando e também sobre alternativas para minimizar os efeitos. “Chegaram ao nosso conhecimento as mais diversas dúvidas e preocupações por parte de vários segmentos da sociedade, não apenas de Pedra Branca do Amapari como também de outros municípios onde a mineradora possui atividades, como Porto Grande e Santana”, disse Moisés Souza. 
 
O deputado Charles Marques (PSDC) chegou a sugerir a abertura de um novo pátio de estocagem de minério, como forma de não haver a interrupção no processo de produção, o que mais estaria gerando demissões. 
 
Os dirigentes da Zamin explicaram que os cerca de 600 empregos diretos não estão ameaçados, pois os funcionários entram em férias coletivas e com todas as prerrogativas e seguros que isso implica. 
 
Eider Pena sugeriu que tais benefícios fossem estendidos também aos terceirizados, que são mais de 1,5 mil e que possuem vínculos com as empreiteiras da mineradora. Atull Injatkar se disse muito honrado com o convite da AL para debater as alternativas, fez elogios às várias alternativas apresentadas, mas explicou que a solução definitiva do problema virá com a inauguração do novo píer da mineradora, que irá substituir aquele que desabou no ano passado, antes da Zamin assumir o projeto que era tocado pela Anglo American. 
 
“Estamos agradecidos pelo apoio recebido dos deputados e estamos confiantes de que vamos sair dessa fase difícil e este projeto ainda vai trazer muitos frutos positivos para o Estado do Amapá”, declarou o executivo ao final da audiência.

Comentários