Ataque de abelhas deixa idosa de 84 anos em estado grave

Uma idosa de 84 anos deu entrada no hospital de Santana na última sexta-feira (04/04) vítima de um ataque de abelhas dentro da casa onde mora na Avenida São Paulo Apóstolo, no segundo maior município do Amapá. Joana Tavares que está em estado grave, levou centenas de picadas pelo corpo informou o Corpo de Bombeiros. Outras cinco pessoas deram entrada no mesmo hospital vítimas dos insetos, que tinham a colmeia dentro de um poste em frente a casa da aposentada. 

Familiares informaram que ela não corre risco de morte, mas está com o corpo muito inchado em função das picadas. "Ainda bem que ela não é alérgica, senão o perigo seria maior. Ela ouviu o cachorro latindo e foi para fora da casa e viu ele rolando no chão por causa das picadas, foi aí que as abelhas entraram pela porta e atacaram a minha mãe. Ela ficou com marcas por todo o corpo", relatou o autônomo Benedito Tavares, de 54 anos, filho da vítima. 

As outras pessoas atingidas, que já foram liberadas do hospital, foram vizinhos que tentaram ajudar a idosa e foram picados. Ildo Costa da Fonseca, de 44 anos, foi uma das primeiras pessoas a socorrer Joana e relatou que havia abelhas no nariz e nas orelhas da idosa. "Ela veio de dentro da casa tentando correr, vimos os desespero dela e eu a cobri com um lençol para parar o ataque", descreve. 

O vizinho diz que a colméia está há pelo menos 20 anos no poste e por várias vezes pessoas foram picadas. O capitão Luiz Almeida dos Bombeiros explica que os postes de concreto na maioria são ocos, local propício para a formação das colmeias. 

"As abelhas constantemente se sentem ameaçadas e a hipótese mais provável para o ataque é um movimento brusco no poste como um movimento ou uma batida. Nesses casos usamos espuma para matar os insetos e em seguida incineramos a colmeia. Algumas ainda podem ficar no poste, mas o local foi destruído", conta o capitão. 

O fato de não ser alérgica facilitou a reversão do quadro de saúde da idosa, que foi medicada e segue internada no Hospital de Emergências de Santana. A alta ocorreu ainda no sábado passado (05/04).

Comentários