Projeto quer definir cor dos táxis no Amapá

Os táxis poderão ter o carro na cor branca como padrão. Essa mudança é uma proposta do deputado Zé Luiz (PT), que discutiu junto com representantes dos sindicatos e cooperativas dos taxistas dos municípios de Macapá e Santana. Durante a reunião que aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa na tarde desta quinta-feira (13/03), a categoria decidiu pela cor branca, devido às facilidades apresentadas pelas concessionarias e pela facilidade de identificação para o usuário. 

O taxista Francisco Rodrigues, do Sindicato dos Taxistas do Município de Santana, a medida irá facilitar a vida dos condutores. “Optamos pela cor branca, pelo fato que além de facilitar a identificação para o usuário, o custo é menor em caso de retoque na pintura ocorrido por alguma batida, fato que ocorre diariamente com os taxistas”, disse o taxista, que também revelou ser a favor da proposta sobre a parceria da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SEJUSP) com a categoria dos taxistas, onde os rádios dos táxis seriam monitorados pela Policia Militar. “Seria uma segurança a mais para nós que diariamente sofremos com a ação de marginais, que além de assaltar os taxistas, alguns matam os motoristas que estão buscando o sustento da família”, justifica. 

O deputado Zé Luiz disse que o projeto que dispõe sobre a parceria da SEJUSP com os taxistas, não será apresentado a pedido dos próprios taxistas que solicitaram um estudo mais profundo sobre as regras. Zé Luiz disse ainda que não haverá tempo suficiente para buscar sustentação que viabilize o projeto. “O meu mandato encerra no inicio do mês de abril, portanto não terei tempo hábil para discutir o projeto”, frisou o parlamentar, acrescentando, que o referido projeto de lei prevê que os táxis tenham aparelhos de rádio, controlados por uma central, para que os motoristas se comuniquem com a Policia Militar para denunciar assaltos, acidentes de transito e todos os casos afeitos à Policia Militar.

Comentários