Governo do Amapá inaugura o novo sistema de água de Santana nesta sexta-feira

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugura nesta sexta-feira, 21/03, a primeira etapa do novo sistema de abastecimento de água da sede do município de Santana. 

Trata-se de um dos maiores investimentos realizados pela atual administração na segunda maior cidade amapaense, cumprindo uma promessa de campanha e atendendo a um dos anseios da população apresentado durante o PPA Participativo, realizado pelo governo para ouvir as prioridades dos amapaenses em cada município. 

O governo investiu mais de R$ 12 milhões na obra, porém, de acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), o total dos investimentos deverá ultrapassar R$ 20 milhões no final do projeto, incluindo recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do próprio Estado. 

O sistema de captação de água bruta entrou em testes no dia 03, juntamente com a adutora de água bruta de 3,1 quilômetros. No dia 06/03, além da captação, a direção da Caesa efetuou testes nas seis estações compactas de tratamento de água. Durante os testes, técnicos da estatal acompanharam a chegada do abastecimento de água em bairros não atendidos pelo sistema há vários anos e áreas aonde a água chegava sem pressão, não permitindo, por exemplo, um banho de chuveiro. Outro problema era o vazamento também em pontos onde não havia água na rede. 

De acordo com a direção da Caesa, os testes antes da inauguração foram necessários para garantir o pleno funcionamento do novo sistema e permitir os reparos necessários. O novo sistema vai triplicar a capacidade de produção de água tratada pela empresa, elevando o abastecimento de água dos atuais 40% para 85% da população santanense. 

Além de uma nova estação de captação de água bruta, o governo construiu uma nova adutora de água bruta, novos reservatórios e adquiriu seis módulos compactos de tratamento de água, assim como novas bombas de captação e distribuição. 

Os equipamentos modernos contrastam com o sistema em funcionamento, parte deles em operação há quase 40 anos. A atual estação de tratamento de água, por exemplo, produz 200 metros cúbicos por hora, enquanto as novas estações compactas, juntas, produzirão 600 metros cúbicos por hora. 

Já no sistema de captação de água bruta as bombas atuais são de 30 CVs cada, enquanto as novas têm potência de 125 CVs cada. Nesse caso, apenas uma das novas bombas tem capacidade superior às três atuais juntas. 

Nessa primeira etapa as obras ainda não beneficiam os moradores do Igarapé da Fortaleza. A localidade será contemplada com a segunda etapa, que deverá ser concluída dentro de 50 a 60 dias após a entrega da primeira etapa.

Comentários