Secretaria de Saúde expande implantação de ouvidorias nos hospitais estaduais

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu início à execução da segunda fase do processo de implantação de ouvidorias nas unidades da rede pública estadual. Inicialmente, o serviço seria implantado somente nos hospitais de Emergência, da Criança e do Adolescente, de Clínicas Alberto Lima e de Santana. Após estudos, o Hospital da Mulher Mãe Luzia, de Laranjal do Jari e do Oiapoque também receberão o serviço. 

"Todos os hospitais já estão com o espaço físico preparado para receber o serviço, iniciaremos agora o processo de treinamento para que os técnicos destacados aos cargos de ouvidores possam conhecer e desenvolver a atividade", explicou a gerente-geral da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), Lílian de Oliveira. 

O treinamento para os novos ouvidores acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de março, no prédio do Datasus do Ministério da Saúde, que funciona na Avenida Antônio Coelho de Carvalho, 2517, bairro Santa Rita. 

"Na oficina, os ouvidores tomarão conhecimento de como funciona e os benefícios que as ouvidorias trazem, tanto para a gestão como para o servidor. Após a oficina, as equipes serão montadas e o serviço colocado à disposição da população", ressaltou. 

A Ouvidoria Estadual de Saúde é um espaço de cidadania e de comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS. É um instrumento voltado para garantir que as manifestações e contribuições da população subsidiem as ações dos gestores na avaliação e melhoria da qualidade dos serviços de saúde, permitindo a construção de uma sociedade mais informada e participativa. Na ouvidoria as pessoas podem manifestar suas reclamações, sugestões, solicitações, denúncias, elogios, bem como solicitar informações relativas à saúde. 

No Amapá, a Ouvidoria do SUS funciona na Rua Odilardo Silva, s/n, anexo à Sesa. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3312-1548.

Comentários