Fiscalização do transporte de minério pela estrada de ferro poderá ser mais rigoroso

O deputado estadual Keka Cantuária (PDT) comunicou à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) que vai querer uma maior fiscalização no transporte de minério, feito de Serra do Navio a Santana, pela estrada de ferro. A cobrança será em forma de requerimento, que deve entrar na pauta de votação hoje (19/02). A medida é para assegurar que os populares que habitam próximos a estrada não sejam contaminados pelo pó do rejeito de manganês, considerado tóxico. 

Segundo o parlamentar, os vagões – onde são transportados os minérios – não são cobertos. Por conta disso, o pó que sai do minério fica pelo caminho e por conta disso, moradores podem ter problemas de saúde. 

Ainda de acordo com o deputado, as plantações existentes ao longo a estrada, também, podem ser afetadas pelo. 

Segundo ele, “a Sema precisa intensificar a fiscalização sobre o transporte desse minério, esses vagões precisam ser cobertos com uma lona plástica e assim evitar que o pó que sai o minério, venha a invadir casas e plantações”, ressaltou o parlamentar. A prova que o mal que esse pó pode causar as pessoas, está no próprio porto, em Santana. 

A matéria – armazenada em uma área do porto, fica coberta por uma grane lona plástica, argumenta o deputado. “Eu espero contar com o apoio dos meus colegas de parlamento para que o nosso requerimento seja aprovado, e a Sema faça a fiscalização devida sobre a forma como é feito o transporte desse produto até o porto”, pede Keka.

Comentários