Comissariado de Santana intensifica ações noturnas para educar e coibir abusos

O Comissariado da Vara da Infância e Juventude de Santana tem realizado deste o início do ano, campanhas educativas e fiscalizações em bares, lanchonetes, boates, danceterias e congêneres, em vista aos cuidados que esses estabelecimentos noturnos devem ter quanto à permanência, consumo de bebida alcoólica e outras ameaças e riscos a que estão expostos os adolescentes do município santanense. 

Em mais uma dessas ações, foram distribuídos panfletos e cartazes informativos de prevenção e advertência. Por ocasião das fiscalizações, que aconteceram sempre nos fins de semana, no período noturno até madrugada, as operações contaram com o apoio da promotoria de Justiça, Delegacia da Infância, Conselho Tutelar, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Bombeiros, Polícia Militar e outros órgãos de Santana. 

Com essa força tarefa, pelo menos 34 adolescentes foram apreendidos por estarem em estabelecimentos comerciais impróprios. Nessas abordagens, vários pontos comerciais e de lazer foram autuados com penalidades administrativas por permitirem o ingresso, permanência e consumo de substâncias nocivas à saúde e formação dos menores. 

Outra forma eficaz de fiscalização, e que tem produzido resultados positivos, em Santana, estão nas chamadas através do Disque-Denúncias 0800 2851581, que funciona na sala do Comissariado. Por meio dele, situações, como por exemplo, maus tratos no âmbito familiar ou quando algum direito do menor foi violado o Comissariado também está em alerta constante para ir até o local da ocorrência. 

Segundo o cronograma montado pelo Comissariado, as ações vão prosseguir nos fins de semana, especialmente nas localidades ribeirinhas como a área portuária, Elesbão, Delta do Matapi e a Ilha de Santana. Além das abordagens em via pública.

Comentários