Caravana leva incentivo à leitura pelas comunidades mais distantes

A comunidade de Anauerapucu, distrito de Santana, recebeu ontem, 22/02, a partir das 14h, uma ação de incentivo à leitura promovida pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), em parceria com a Feira de Livros do Amapá (Flap) e o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler).A Oficina de Leitura por meio da Arte e Educação é destinada a jovens entre 16 e 29 anos contemplados no eixo Jovem Qualificado do Programa Onda Jovem. 

O Proler é um projeto de valorização social da leitura e da escrita vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao Ministério da Cultura (MinC). Através de seu comitê em Macapá e em conjunto com a Flap, que é uma iniciativa do Governo do Amapá, prima pelo incentivo direto a atividades de leitura e escrita, apoiando o mercado setorial do livro e da leitura, fomentando o setor livreiro do Estado. 

170 jovens estudantes poderão participar das seis oficinas que compõe a programação: livro de pano, vídeo poema, foto poema, declamação poética, teatro e oficina de quadrinhos a partir do filme Vida Maria Vida José. A iniciativa busca democratizar o acesso à leitura através de atividades que despertem o interesse dos jovens, utilizando histórias que se aproximam de seu cotidiano e que promovam a identificação com os personagens como forma de reflexão. Baseado nas diretrizes propostas pelo Proler, a ação em Anauerapucu conta com instrutores e oficineiros com especialidades diversas, como contadores de história, poetas, escritores, fotógrafos, videomakers, entre outros profissionais. 

Frank Palmerim, integrante do grupo de poesia Pena e Pergaminho e agente cultural da Flap, afirma que “viajar até um distrito de Santana, levar oficinas variadas, além de ser gratificante para nós, enquanto agentes literários, é também de suma importância para aquela comunidade. Pessoas que têm gana de vencer, de fazer, mas que muitas vezes perdem por falta de oportunidade. Ainda bem que temos um governo que se preocupa com tais iniciativas, que preza pelo bem intelectual e bem estar de todos”. 

Na ocasião, foram distribuídos 170 kits do programa Onda Jovem aos participantes das oficinas, contendo camisa, mochila, caneta, bloco de notas, chaveiro e adesivos.

Comentários