Caesa inicia os testes do novo sistema de abastecimento de água do município de Santana

Iniciaram nesta quarta-feira, 26/02, os primeiros testes técnicos do novo sistema de abastecimento de água da sede do município de Santana. Primeiramente, os engenheiros e técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e das empresas responsáveis pelas obras colocaram em operação as bombas de captação de água bruta, a adutora e os reservatórios. 

"Em razão da pressão na rede, devido aos testes das novas bombas, algumas tubulações antigas, sem água há bastante tempo, estão rompendo, ou seja, vazando, e com isso somos obrigados a parar para fazer o reparo", explicou o gerente da Caesa em Santana, Reginaldo Azevedo. 

Os testes técnicos por sistema operacional devem prosseguir nos próximos dias até a realização do chamado pré-teste, quando será operacionalizado todo o novo sistema, desde a captação, o tratamento até a distribuição. 

A primeira etapa do projeto será entregue em março pelo governador Camilo Capiberibe, aumentando o atendimento dos atuais 50% para 70% da população. A segunda etapa será concluída ainda em 2014, aumentando esse índice para 90%. 

A obra, no valor de R$ 10,3 milhões, iniciou em 2010, porém só avançou a partir de 2011 e, ainda assim, prejudicada por uma série de erros no projeto original que precisavam ser corrigidos junto à Caixa Econômica Federal, atrasando a intenção do atual governo de concluí-la em 2012. 

Com o novo sistema, a Caesa ampliou a rede de distribuição até o Igarapé da Fortaleza, construiu uma nova estação de captação de água bruta, aumentando em 600m³ a produção, e ampliou a reserva de 2.000m³ para 4.000m³. 

Junto com o novo sistema, o governo, por meio da Caesa, vem construindo também o sistema isolado e a nova rede de distribuição que atenderá a comunidade do Ambrósio.

Comentários