Capitania conclui inquérito sobre naufrágio que matou 18 pessoas

A Capitania dos Portos do Amapá concluiu o inquérito administrativo instaurado para apurar as causas do naufrágio do barco Reis I, que afundou no rio Amazonas no dia 12 de outubro do ano passado, matando 18 pessoas. Segundo o documento, que já foi encaminhado ao Tribunal Marítimo para julgamento, o naufrágio foi provocado por excesso de peso no lado direito da embarcação.

Ainda de acordo com o inquérito, o comandante da embarcação não estava pilotando o barco no momento do acidente. “O corpo do comandante foi encontrado na sala de máquinas da embarcação. As testemunhas (sobreviventes) do naufrágio não conseguiram apontar quem estava no timão do barco naquele momento fatídico”, disse o comandante da Capitania dos Portos, capitão Carlos Alves.

As investigações apontaram que não houve explosão ou colisão, e muito menos problemas no motor, como chegou a se especular anteriormente. Segundo o laudo, o que ocorreu no momento do acidente foi uma instabilidade de peso. A embarcação teria inclinado para o lado esquerdo, fazendo com que os passageiros se movimentassem para o lado direito de uma só vez. Quando o barco voltou à posição normal, o sobrepeso em apenas um dos lados fez com que o Reis I virasse.

Ainda de acordo com as investigações, não havia superlotação. A Capitania informou que no momento do acidente havia 43 pessoas a bordo, diferente da relação fornecida pelo Sindicato dos Servidores Público do Amapá (Sindsep), que havia alugado a embarcação, e que apresentava uma lista com 63 passageiros.

Com a conclusão do inquérito, caberá ao Tribunal Marítimo fazer o julgamento para saber se haverá penalização de alguém pelo naufrágio.

O naufrágio
O barco Reis I naufragou por volta das 11h da manhã do dia 12 de outubro (sábado), quando retornava de Macapá para Santana após ter participado do Círio Fluvial que antecede a procissão do Círio de Nazaré, no domingo, em Macapá.

A embarcação naufragou próximo à entrada do canal do Igarapé das Pedrinhas. Dezoito pessoas morreram. As buscas aos desaparecidos foram encerras no dia 15 de outubro quando os dois últimos corpos foram localizados no interior do barco.

Comentários