Pesquisa avalia água dos bairros Brasil Novo e Fonte Nova

Um estudo inicial do Instituto Federal do Amapá (Ifap) avaliou a qualidade da água consumida nos bairros Brasil Novo, em Macapá, e Fonte Nova, em Santana. A pesquisa “Qualidade Fisico-Química e Microbiologia da água das comunidades do entorno ao Ifap Campus Macapá e da comunidade do entorno do futuro Campus de Santana” detectou que a fonte do abastecimento tem influência direta na qualidade da água. 

Segundo o professor orientador da pesquisa, Jorge Emílio Henriques Gomes, o objetivo da pesquisa é analisar a qualidade fisico-química e microbiológica da água. “Identificamos nos resultados preliminares que no Brasil Novo, 30% vem pela Rede geral de abastecimento e 70% pelos poços, já em Santana é o contrário”, avaliou o professor junto com dois alunos do curso de Licenciatura em Química estão envolvidos na pesquisa. 

Informações
Segundo dados apurados na pesquisa, o bairro Brasil Novo, localizado na zona norte de Macapá, possui 3.163 residências. Destas, 2696 casas são abastecidas por poços ou nascentes e apenas 238 pela Caesa (Companhia de Água e Esgoto do Amapá). No Fonte Nova, em Santana, das 2.732 residências, 2.364 vem da Caesa e 342 de poços. Para o professor de Química, é necessário verificar em que condições esta água se encontra. “Além disso, torna-se crucial estudar a qualidade da água, que se por ações antrópicas (descartes de dejetos, esgotamento sanitários...) quando construídos próximo a poços tipo amazonas ou semi-artesianos, podem contribuir para o nível de contaminação da água e com isso, acarretar problemas de saúde às comunidades em questão”, disse Jorge Emílio. 

O estudo indicou em agosto deste ano e terá sua conclusão por volta de março de 2014. Os pesquisadores visitaram os bairros, fizeram testes rápidos nos laboratórios do Ifap e planejam divulgar os resultados para a comunidade e os órgãos competentes. 

A pesquisa está sendo apresentada na Jornada de Extensão, que segue até o dia 6 de dezembro no câmpus Macapá, localizado no Brasil Novo. O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, reúne mostras de artes exposição, palestras sobre empregabilidade, capacitações e oficinas. 

“A extensão é definida como um processo educativo, cultural e científico que, articulada de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, viabiliza a relação entre o Ifap e a sociedade”, afirmou a pró-reitora de Extensão, Marialva Almeida.

Comentários

Postar um comentário