Município sai na frente oferecendo exame de PCCU

O município de Santana foi o primeiro do Estado a oferecer o exame de PCCU, segundo o gestor municipal. Desde abril o preventivo é oferecido na rede pública de saúde com o compromisso que a entrega dos resultados saiam em até 15 dias. Por ocasião do outubro rosa foi implantado também o exame de mamografia. “Ofertamos 60 exames para 60 mulheres que tinham essa necessidade. E o ano que vem nós já estamos abrindo as licitações para que em janeiro ou fevereiro a gente possa oferecer o exame de mamografia a todas as mulheres que necessitem do atendimento da rede pública de saúde”, garantiu o gestor do município. 

Com o programa “Mais Médicos”, Santana recebe 12 profissionais do governo federal, e de acordo com o prefeito, houve ainda a contratação de mais profissionais da área para reforçar ainda mais a saúde pública da cidade. “Eu não tenho números exatos, mas houve aumento significativo na contratação para o município de Santana, de médicos de várias especialidades. Estamos reestruturando os profissionais da saúde. Eles eram discriminados. Eles não tiveram aumento no ano de 2012, não tiveram a progressão, e nós pudemos esse ano, a progressão de 2013 e o retroativo que não foi dado no ano de 2012. Nossas grávidas não tinham pré-natal no município de Santana, não tinham sorologia que é tão necessária para detectar as doenças na gravidez e esse ano nós conseguimos recuperar esses atendimentos. Todas as nossas grávidas são atendidas hoje com a sorologia. Então avançamos”, explicitou o prefeito Robson Rocha. 

A perspectiva, de acordo com o prefeito, é que se feche o ano de 2013 com R$ 20 milhões em capitação para a área da saúde. “Já há dinheiro em conta para a construção e reforma de seis postos de saúde. Entregamos esse ano uma ambulância para o SAMU. Então tudo isso é fruto dos trabalhos que nós estamos realizando”, destacou Robson Rocha.

Comentários