CTMac intervém em crise entre taxistas

A Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac) recebeu na manhã desta segunda-feira, 30/09, o presidente do Sindicato dos Taxistas do Amapá, Rizonilson Barros, que levou várias questões referentes ao trabalho irregular de taxistas do município de Santana na Expofeira. 

De acordo com a Lei nº 364/90, taxistas que não são regulamentados em Macapá não podem atuar no município, que possui seu próprio serviço. Somente podem trabalhar os taxistas que possuem licença de tráfego expedida pela CTMac. O problema é que taxistas de Santana trabalham irregularmente na Expofeira, o que é proibido. 

Em relação ao transporte em táxi dentro de Macapá e Santana, o permitido é que os veículos de um município quando levam passageiros até a outra cidade, podem atuar apenas para deixar passageiros, e não fazer corridas na cidade vizinha. 

Como não houve a possibilidade dos veículos de Santana estarem com ponto dentro da Expofeira, a Secretaria de Trânsito e Transportes de Santana (STTrans), sob a alegação de que trabalhadores de Macapá estão taxiando no município santanense, estão apreendendo os veículos. 

“Os taxistas foram apenas deixar passageiros. Porém, no retorno, mesmo sozinhos, sem passageiros, tiveram seus veículos apreendidos. Na sexta-feira foram apreendidos 2 veículos, no sábado 1 e no domingo mais 3. Apreensões de forma arbitrária e ilegal”, afirmou Rizonilson Barros. 

Diante da situação, a CTMac afirmou que deverá intensificar a fiscalização do transporte irregular de passageiros na capital.

Comentários