Amapaense Patric brilha no Japão

O atacante Patric, nascido e criado em Santana, está fazendo sucesso no futebol japonês. Contratado em julho de 2013 pelo Ventforet Kofu, clube da cidade de Kofu, capital da província de Yamanashi, Patric já havia passado anteriormente pelo Kawasaki Frontale, também no Japão, e agora se firma como um dos artilheiros do Kofu, com sete gols na temporada 2013. 

Toda esta história começou nos campos de Macapá, defendendo a camisa do Trem Desportivo Clube. Com o clube, seu primeiro contrato profissional no futebol, Patric foi campeão amapaense de 2007 e disputou a Taça São Paulo de Juniores. Ele ainda viria a faturar mais um título estadual no Amapá em 2009, desta vez pelo São José. 

Antes de chegar ao Japão, Patric obteve destaque no Vasco da Gama (RJ), Mixto (MT), Vila Nova (GO) e Atlético (GO), times onde marcou muitos gols. O atacante passou ainda por Santa Cruz (PE), Salgueiro (PE), Democrata (MG) e Americano (RJ). 

Evolução
O Ventforet registrou um grande salto de qualidade com a chegada de Patric, em julho. A evolução na J-League ajudou o time de Kofu a deixar para trás a zona do rebaixamento, da qual já abriu cinco pontos, e os gols e assistências de Patric têm sido fundamentais para esta melhoria. 

Antes da chegada de Patric, o Kofu havia conquistado 14 pontos em 17 jogos, um aproveitamento de 27%. Em 11 jogos com Patric em campo, o Kofu faturou 16 pontos e aumentou seu aproveitamento para 58%, valor aproximado ao dos times que estão nas primeiras colocações na tabela de classificação da J-League. 

Outro exemplo que mostra a importância da contratação de Patric pelo time de Kofu é o retrospecto de vitórias sobre times mais bem colocados na tabela de classificação. Nos onze jogos com Patric em campo, o Kofu venceu o Sanfrecce Hiroshima (1º), o Cerezo Osaka (5º) e o Kashima Antlers (4º). Nos mesmos 11 jogos, Patric marcou quatro gols (contra Kashima Antlers, Jubilo Iwata, Shonnan Bellmare e Shimizu S-Pulse) e deu uma assistência (contra o Cerezo Osaka). 

Patric chegou ao Ventforet Kofu depois de uma curta temporada no Kawasaki Frontale, dos também brasileiros Jéci e Renatinho. No time de Kawasaki, Patric marcou três gols em oito jogos.

Comentários