Procon fiscaliza escolas particulares de Macapá e Santana durante as matrículas

Escolas particulares de Macapá e Santana são fiscalizadas durante todo o período de matrículas pelo Instituto de Defesa do consumidor (Procon/AP). A medida é decorrente ao alto índice de denúncias feitas no órgão por pais e responsáveis que reclamam de abusos no valor cobrado pelas inscrições e taxas. 

A diretora do Procon, Nilza Amaral, observou que a época de matrículas é um momento de cautela. Ela recomendou que os pais ou responsáveis observem os pontos positivos e negativos correspondentes a reajustes e valores cobrados, como taxas. 

"É importante que se leia atentamente todas as cláusulas contratuais, pois no documento estão as principais informações referentes ao pagamento das mensalidades, juros e multas por atraso. No caso de dúvidas, o ideal é pedir uma cópia e analisar melhor antes de efetuar a matrícula", ponderou. 

Nilza disse ainda que os pais devem ficar atentos ao que as escolas estão pedindo, principalmente nas listas de material escolar. A diretora eaclareceu que é proibido que a instituição de ensino inclua na lista escolar itens de uso coletivo, como guardanapo, papel higiênico e copos descartáveis, porque são de responsabilidade dos estabelecimentos. Apenas materiais com fins pedagógicos e que serão utilizados pela criança durante o ano podem ser solicitados na relação. 

Outra dica importante que o Procon repassa aos pais e responsáveis é que a escola não pode indicar o estabelecimento em que deve ser comprado o material escolar, e nem impor que os mesmos paguem um valor estipulado pela escola relacionado à lista. 

A chefe de Fiscalização do Procon, Marcela Queiroz, advertiu que as escolas só podem reajustar as mensalidades uma vez por ano, caso contrário, isso é considerado uma prática abusiva. Outra proibição é a exigência do fiador pelo estabelecimento de ensino para a assinatura do contrato, pois o ensino médio é um direito de todos. 

Caso os pais e responsáveis precisem de mais orientações e se sintam lesados, basta procurar o Procon, cuja sede fica localizada na avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, 1614, bairro Santa Rita.

Comentários