A Companhia de Eletricidade do Estado do
Amapá (CEA) está reunindo com o Poder Público municipal com o objetivo
de informar as dívidas pendentes de consumo de energia elétrica. As
visitas, coordenadas pela Divisão Comercial (DCO), seguem um cronograma e
deverão acontecer nos 16 municípios do Estado. O primeiro contato com
prefeitos eleitos, reeleitos e equipes de transição também inclui uma
prévia agenda para reunir com a Diretoria Executiva da empresa.
De
acordo com o chefe da DCO, Mário Freire, a ideia é que os prefeitos
eleitos no último pleito tomem consciência da dívida com a CEA e incluam
em seus programas de governo alternativas de pagamento dos débitos
passados. “Mesmo sabendo da diferença de arrecadação e consumo entre as
prefeituras, a meta é que todos tomem uma decisão em comum acordo para
quitar as dívidas de energia consumidas em órgãos públicos. Essa ação
irá colaborar com esse momento de transição da CEA, em que os prejuízos
devem ser diminuídos, disse Freire, referindo-se à federalização da
Companhia.
Entre as reuniões realizadas está a que aconteceu com a
equipe de transição do novo prefeito do município de Macapá,
representada pelo economista Charles Chelala. “O encontro foi produtivo,
mas uma nova reunião deve acontecer entre a Diretoria Executiva da CEA e
o prefeito eleito, Clécio Luís (PSOL), confirmou Freire.
No
município de Santana a equipe da DCO foi recebida pelo próprio prefeito
eleito Robson Rocha (PTB) e pela vice-prefeita Roselina Matos (DEM). O
encontro aconteceu na quinta-feira (20/12), no escritório de transição,
localizado no bairro Vila Amazonas. Os parlamentares leram o relatório
com os valores das dívidas, fizeram perguntas, sugeriram alternativas e
confirmaram colaboração.
O gerente da CEA em Santana, José Soares,
disse que todos os cadastros dos órgãos públicos estão atualizados e que
essas informações deverão contribuir com a fiscalização da prefeitura,
confirmando as Unidades Consumidoras (UCs) que ainda estão sob a
responsabilidade da mesma.
Além de Macapá e Santana, os municípios de
Ferreira Gomes e Porto grande também já iniciaram discussões sobre o
assunto com a CEA. O cronograma de encontros com os prefeitos segue no
início de 2013, com agenda para o município de Laranjal do Jari e demais
cidades ainda não visitadas.
A mesma ação foi realizada em parceria
com o Governo do Estado do Amapá, quando a Diretoria Executiva da CEA
constituiu grupo de trabalho para identificar UCs do Poder Público
estadual. Foram realizadas visitas de técnicos da Companhia em escolas,
secretarias, hospitais e demais imóveis de responsabilidade do GEA. Com
isso houve um aumento no arrecadamento da empresa.
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