Santana bate recorde em adesão ao programa Professor Conectado

O programa Professor Conectado continua colocando nas mãos de educadores da rede estadual os notebooks com conteúdo didático. São 7.500 máquinas que o Governo do Estado do Amapá (GEA) disponibilizou para qualificar o ensino e melhorar a aprendizagem de centenas de estudantes amapaenses. Nesta semana, o governador Camilo Capiberibe entregou os computadores em Macapá e Santana, o que aumenta para cerca de 4 mil professores de todo o Estado a receber a ferramenta. Em Santana, por pouco a adesão não alcançou os 100%. 

O investimento é a realização do compromisso assumido em 2010 pelo governador Camilo Capiberibe, de modernizar a educação, valorizar o professor e oferecer aos estudantes aulas atualizadas e com conteúdos universais. Dados da Secretaria de Estado da Educação (Seed) mostram que mais de 7 mil professores se cadastraram e, até agora, 6.600 inscrições foram homologadas. A entrega é feita pelo Núcleo de Apoio à Educação (NAE), e os professores recebem o notebook no mesmo dia da cerimônia. 

Desde o início da semana, o governador e o secretário de Educação, Adalberto Carvalho, estão nas escolas conversando e entregando os computadores aos professores. Na quinta-feira, 8, eles estiveram nas Escolas Raimunda Virgolino e Nanci Nina, em Macapá, e nesta sexta-feira, 9, foi a vez da Escola Estadual Afonso Arinos, em Santana. 

"Mesmo divergindo em alguns pontos com a política educacional do Estado, temos que reconhecer que o Professor Conectado é um programa que vai mudar a educação no Amapá. De fato, o governador está cumprindo o que prometeu. Temos confiança de que o próximo diálogo da categoria com o governo vai alinhar os objetivos", disse o professor Edicarlos Vasconcelos, da Escola Raimunda Virgolino. 

Em Santana, a entrega foi recorde. A adesão foi de mais de 90% dos professores e 1.060 notebooks foram repassados, o que garante que, a partir do próximo ano letivo, o ensino no município será melhorado. O prefeito do município, Antonio Nogueira, afirmou que o programa dá suporte ao processo de valorização da educação, que foi trabalhado nas duas gestões sob seu comando. 

"O resultado do nosso investimento em educação foi a boa colocação de Santana na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Com os notebooks, praticamente todos professores podem continuar melhorando o ensino em Santana", disse o gestor. 

"A educação está sendo modernizada, e não estou me referindo somente aos notebooks. Vamos começar a experiência com os boletins eletrônicos e em breve estaremos com as lousas de alta tecnologia e outros equipamentos. A modernização passa também pelo modelo de gestão democrática que será experimentada, e pela melhoria na estrutura física e de mobiliário das escolas", disse o governador Camilo Capiberibe. 

Na próxima semana, os professores continuam a receber os notebooks do programa professor Conectado. Aos educadores interessados, a Seed comunica que as inscrições ainda podem ser feitas na secretaria. Os professores que não forem buscar seus notebooks durante a entrega oficial, devem procurar a Seed para assinar o Termo de Posse da máquina.

Comentários