Marcha das Josys e Étnico Racial no combate a violência contra mulher e a desigualdade racial

A Prefeitura de Santana, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres reuniu nesta terça-feira (13) com representantes da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social e Cidadania para tratar sobre a realização da 9ª Edição da Marcha das Josys e a 4ª Edição da Marcha Étnico Racial. O evento foi marcado para o dia 24 de novembro e visa fortalecer as políticas e ações de combate a violência doméstica e reafirmar a luta pela igualdade racial. 

A secretária Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres, Inailza Rosário Barata, destacou que a realização da Marcha das Josys é um incentivo para conscientizar a população para estar atenta a esse tipo de violência e consequentemente minimizar este crime cometido contra as mulheres. “O movimento tem como foco ainda, a Lei Maria da Penha, que estabelece penalidades para infratores que cometem violência domestica e intrafamiliar” ressaltou a gestora. 

No município de Santana, o evento já é realizado a nove anos. A Marcha das Josys se tornou um símbolo de protesto contra todo e qualquer tipo de violência contra a mulher. O tema “Josy” é uma homenagem a professora santanense Josycléia Guimbal, que aos 30 anos de idade foi assassinada com uma facada pelo seu ex marido, que aceitava o fim do relacionamento. O crime ocorreu em 2003, o assassino foi pego em flagrante pela própria população, que o entregou a polícia. O ex marido e assassino da professora Josy chegou a passar um ano na penitenciária, onde foi assassinado. 

Para a coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Sanches, a ideia é chamar atenção da dona de casa, de lideres de famílias de que é fundamental aa união da sociedade no combate a violência contra a mulher, uma vez que o problema atinge toda a família. “Queremos encerrar esta administração com a certeza que a luta pelos direitos das mulheres e as ações e políticas pela igualdade social no município de Santana foram fortalecidos” disse a coordenadora. 

Já a Marcha Étnico Racial ocorre com as parcerias entre as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em parceria com entidades que lutam pelo fim da desigualdade racial. Estudantes vão às ruas sensibilizar a sociedade e pedir o compromisso do poder público para o fortalecimento de políticas e ações voltadas às relações que envolvem a diversidade racial. 

Este ano, cinco instituições escolares da rede pública municipal de ensino participarão do evento. Ao todo cerca de 1200 estudantes estarão caminhando pedindo o fim da violência contra a mulher e o combate as desigualdades raciais. 

A caminhada terá concentração em frente a sede administrativa da Prefeitura Municipal de Santana, na avenida Santana, bairro Paraíso, a partir das 16h.

Comentários