Conselho Tutelar de Santana comemora bom trabalho prestado à comunidade

No próximo dia 18 de Novembro (domingo) comemoramos o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. Em Santana, o Conselho Tutelar com sede e jurisdição em toda área de abrangência do município, vem se encarregando de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, como previsto na Lei Federal nº 8.069/90 e Lei Municipal nº 141/93. 

Atualmente o órgão está em seu 5º colegiado, composto pelos conselheiros Nadabe Cordeiro (presidente), Gilson dos Santos Duarte, Frederico Lima Moreira, Pedro freitas e Maria Ocilene Lima Pacheco e os suplentes Vanderclei Pinheiro e Ana Lúcia Fernandes, todos comprometidos com a proteção da Criança e Adolescente, como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente na Lei 8069/90. 

A gestão tem feito um papel extraordinário nos atendimentos de plantões 24 horas e sobre aviso nos finais de semana e feriados, tendo como foco as causas referentes a maus tratos, negligência familiar, enfrentamento do trabalho infantil, exploração sexual, abuso sexual, desvio de conduta, fuga domiciliar, orientações de guarda, adoção, vagas escolares entre outros casos. 

O Conselho Tutelar ainda executa projetos como o “Sala Lúdica” único a nível de Estado contemplado em parceria com a empresa do senhor Romeu Jk que foi o patrono da mesma, o projeto “Direitos e Deveres da Família” coordenado pela presidente Nadabe Cordeiro e executado em parceria com Assembleia de Deus com objetivo de atender também a zona rural, o projeto “Nova Trilha” que atende meninas em situação de fuga domiciliar e outros. 

Um dos desafios alcançados pela atual gestão em 2012 foi a aquisição de um veículo, conseguido junto a Procuradoria do Trabalho com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego. O veículo foi entregue em janeiro deste ano e desde então auxilia nas ações do órgão. 

Destaque também, para o material técnico recebido este ano, que contribui com as palestras e atividades extras desenvolvidas pelo Conselho Tutelar de Santana. 

Os Conselheiros tem se desdobrado nas ações e atendimentos sendo esses direcionados de famílias, escolas, Vara de Infância, delegacias e Promotorias. A construção de uma sede própria garantida pela Prefeitura de Santana conferiu melhores condições de trabalho ao órgão. 

“Temos muito a alcançar, mas quando nos deparamos com a realidade de muitos conselhos a nível de Brasil percebemos o quanto estamos anos luz aos demais, assim como as questões dos direitos sociais que são cabíveis a tão corajosos homens e mulheres que não temem a própria vida diante de algumas circunstancias para proteger, defender e garantir direitos a qualquer criança, adolescente, famílias” ressaltou a presidente do Conselho Tutelar de Santana, Nadabe Cordeiro. 

A presidente aproveita para agradecer a Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente no município, bem como a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMASC), Ministério do Trabalho e Emprego, Procuradoria do Trabalho, 4º Batalhão de Polícia Militar de Santana. “E a todos que de forma direta e indireta acreditam em nosso trabalho e juntos o fortalecem. É uma profissão que exige amor a causa e um avanço nessa política” finalizou a presidente Nadabe Cordeiro.

Comentários