Bope ocupa comunidade do Ambrósio, em Santana. UPC será inaugurada na sexta

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar iniciou nesta segunda-feira, 05/11, a "Operação Saturação" na comunidade do Ambrósio, localizada na área portuária de Santana. Com policiamento ostensivo nas passarelas e bloqueio dos principais acessos, a varredura se estende até sexta-feira, 09, quando será inaugurada a Unidade de Policiamento Comunitário (UPC) na base do 11º Batalhão da PM, em frente à Feira do Pescado, na área portuária de Santana. 

"Precedida de um diagnóstico dos setores de inteligência da Segurança Pública, a operação de saturação do Bope visa pacificar a comunidade do Ambrósio para instalação da UPC, que será inaugurada na próxima sexta-feira, 9, pelo governador Camilo Capiberibe", disse o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques. 

Na manhã desta segunda-feira, 05, junto com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Pedro Paulo Resende, o secretário Marcos Roberto acompanhou o trabalho do Bope. Ambos avaliaram o andamento da operação no posto de controle da PM, montado em frente à base do 11º Batalhão da corporação, onde funcionará a primeira UPC do município de Santana. 

"Por determinação do governador Camilo Capiberibe, a UPC de Santana vai consolidar a política de aproximação da polícia com a comunidade, com atuação integrada dos órgãos de segurança", afirmou o secretário. O diagnóstico da comunidade do Ambrósio feito pelos setores de inteligência apontou altos índices de criminalidade e violência, principalmente a incidência do tráfico drogas, roubos, assaltos e homicídios. 

"Já temos a experiência de Laranjal do Jari, onde o modelo de polícia comunitária foi implantado com êxito em dezembro de 2011. Em consequência, os índices de criminalidade declinaram em 30% no município. No entorno da UPC, no bairro das Malvinas, a violência recuou em 80%", resumiu o secretário. 

Impacto imediato
O impacto imediato da varredura do Bope na comunidade do Ambrósio foi a relativa tranquilidade, um contraponto com a violência cotidiana do local. Desde às 6h desta segunda-feira, os principais acessos da área de pontes foram bloqueados, principalmente o ponto de tráfico de drogas, situado em um trecho da avenida Cláudio Lúcio Monteiro. 

Enquanto nas pontes os policiais abordavam suspeitos e checavam documentos, guarnições em viaturas da Rotam (Ronda Tático Motorizada) e motocicletas do Bope monitoravam o trânsito nas vias de acesso à comunidade. 

O comandante do Bope, tenente-coronel Rodney, avaliou que "a Operação Saturação afugentou os traficantes e os 'ratos d'água', que certamente irão migrar para outros locais, o que significa tranquilidade para a comunidade do Ambrósio". 

A Operação Saturação continua até sexta-feira, quando será inaugurada a UPC. A nova Unidade de Policiamento Comunitário contará, inicialmente, com 38 policiais militares, além dos contingentes do Bope, que continuarão com o policiamento ostensivo na região. 

Serviços essenciais
Antes da Operação Saturação, o governador Camilo Capiberibe e o secretário Marcos Roberto visitaram a comunidade do Ambrósio, onde conversaram com moradores e comerciantes. Além da UPC, por solicitação da própria comunidade, o governador já determinou a elaboração de projetos para melhorar a iluminação, o fornecimento de água e a reforma das passarelas do local. 

Após a inauguração da UPC da área portuária de Santana, as próximas unidades de policiamento comunitário a serem implantadas, e já em fase de planejamento, são: Igarapé da Fortaleza, em Santana; Araxá/Pedrinhas, Novo Horizonte, Cidade Nova e Muca, em Macapá.

Comentários