Promotoria de Santana realiza ação de Mediação e Conciliação de Conflitos Familiares

O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Santana, realizou ação de Mediação e Conciliação de Conflitos Familiares, com o objetivo de atender às demandas da comunidade quanto à resolução de conflitos com a mediação e conciliação, visando à pacificação social.

A ação aconteceu sábado, dia 08/09, no horário de 8 às 13h, na Escola Estadual Rodoval Borges. A ação buscou mediar conflitos entre familiares em todos os aspectos, como guarda de filhos, pensão alimentícia, divórcio, entre outros. Os mediadores e conciliadores são servidores do Ministério Público e voluntários, que foram formados pelo Curso de Capacitação “Serviço Experimental de Mediação Interdisciplinar Familiar”, realizado pela Promotoria de Santana, em junho deste ano.

A coordenadora da ação, promotora de Justiça Sílvia Canela, ressaltou a importância dos métodos de mediação e conciliação. “Com estes procedimentos, viabilizamos a solução dos conflitos por meio de procedimentos informais e simplificados, evitando o ajuizamento de ações, que podem ser resolvidos por meio do diálogo”, informou Sílvia Canela.

Foram disponibilizadas quatro equipes de mediadores e conciliadores, além de uma equipe da Defensoria Pública do Estado do Amapá. “Quando não se consegue a conciliação, a parte que tiver interesse é encaminhada à Defensoria Pública para que sejam realizados os procedimentos para uma ação”, informou a defensora pública, Gesínea Rodrigues.

Para Sandro Pereira, o trabalho dos mediadores é fundamental para o apaziguamento das relações humanas. “Gostaria de parabenizar o trabalho do Ministério Público, pois conseguimos resolver nossos conflitos sem ter que levar para o Tribunal”, ressaltou o participante da ação.

Estiveram presentes a procuradora-geral de Justiça, Ivana Lúcia Franco Cei, o chefe de gabinete da PGJ, promotor Roberto da Silva Álvares, a promotora de Justiça, Gisa Chaves, e a coordenadora da ação, promotora Sílvia Canela.

Comentários