PF paralisa atividades no Porto de Santana

Após tentativa frustrada de acordo com o Governo Federal, na tarde da última quarta feira, 15/08, os policias federais paralisaram atividades nos aeroportos de todas as capitais brasileiras. A partir de hoje a paralisação será nos principais portos do país. 

"Nós deveríamos fazer a Operação Padrão [nome do movimento grevista] no aeroporto. Mas faremos apenas no porto, ou seja, não iremos atender os navios que atracam em Santana hoje e na próxima segunda feira [20]", disse o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Amapá (Sipofap), Antônio Blanc. 

A paralisação não ocorrerá no aeroporto pela falta de uma delegacia especializada em atividades de fiscalização aeroportuária. Além de não haver grande demanda de aviões do exterior, diferentemente do Porto de Santana, onde navios mercantes estrangeiros atracam todos os dias. 

Entre os serviços desempenhados por agente federais nos portos, a fiscalização de documentos das embarcações, mercadorias e tripulantes. 

Com isso, o trabalho o Porto de Santana deverá ser no mínimo conturbado por conta dessa paralisação. 

Administração
No âmbito da administração, a emissão de passaportes continua comprometida, pois somente 30% do efetivo estão trabalhando e, dependendo do dia, o setor de emissão de documentos não funciona. Já outros serviços estão totalmente parados na corporação, como o RH e financeiro. 

As reinvindicações dos agentes administrativos são as mesmas dos policiais federais, escrivãs, e papiloscopistas, que é reestruturação da carreira e a reversão da defasagem salarial sofrida desde 2006. 

"O nosso movimento também tem um diferencial. Há quase uma década não existe concurso para agentes administrativos. Aqui no Amapá, o efetivo de 37 servidores da administração não consegue atender a demanda. Sendo que já há até terceirização de serviços, como já ocorre em outros Estados", disse a presidente do Sindicato Nacional de Planos e Cargos da Polícia Federal (SinpecPF) - Seção Amapá.

Comentários