Operação Transbordo leva quase 200 mil toneladas de minério de ferro para China

A mineradora Anglo American – Sistema Amapá anunciou na última segunda-feira, 13/08, ter concluído o primeiro embarque através de Transhipment (transbordo) em navio Cape Size, a partir de Trinidad e Tobago, na América Central.

O navio Lilac, medindo 289 metros de comprimento por 46 metros de largura, de bandeira panamenha deixou a costa caribenha no último final de semana, com destino à China, levando 175.997 toneladas de minério de ferro, sendo 133.551 de Sinter Feed e 42.426 de Concentrado Espiral. Ele foi carregado com a carga de quatro navios Handymax , entre os dias 19 de julho a 08 de agosto.

Devido à baixa profundidade do canal norte do Rio Amazonas a Anglo American, adotou o sistema de transbordo do minério, embarcado em seu porto, em Santana, para navios oceânicos com capacidade de 180 mil toneladas (capizise).

A transferência de carga entre esses navios está sendo feita no mar do Caribe, mais precisamente na costa de Trinidad e Tobago, há 1.600 quilômetros do Amapá, onde um navio capezise é carregado com a carga de quatro navios handymax. A viagem leva em torno de 42 horas de Santana até o ponto do transbordo . De lá até a China são mais 28 dias.

O projeto, desenvolvido pelas áreas comercial e de logística da empresa, tem o objetivo de reduzir os custos do transporte do minério, viabilizando comercialmente o empreendimento no Estado, mantendo a segurança e a sustentabilidade.

A operação está sendo executada pela empresa alemã Oldendorff, especializada em transporte marítimo, contratada pela Anglo American para esse fim. O primeiro embarque foi realizado, com sucesso, no início de agosto.

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