Governador inaugura prédio da Pescap em Santana e reúne com pescadores

O governador Camilo Capiberibe realizará na manhã desta quarta-feira, 29/08, no município de Santana e Ilha de Santana, um encontro com pescadores da Colônia Z-6 e inauguração do escritório da Agência de Pesca do Amapá (Pescap) em Santana.

O prédio fica localizado na rua Cláudio Lúcio Monteiro, 143, área portuária, em frente à feira do Mete a Mão. Contém duas salas com três técnicos desempenhando as funções, uma copa, banheiro e depósito para atender da melhor forma possível a Colônia de Pescadores de Santana e Ilha de Santana.

Após a inauguração, o governador segue para a Ilha de Santana, onde participa de reunião com cerca de dois mil pescadores da Colônia Z-6.

No encontro será apresentada a proposta de um curso de capacitação através de convênio entre os governos federal e estadual. O curso "Apetrechos e Pesca" é oferecido especificamente para os pescadores artesanais. Segundo informações do diretor-presidente da Pescap, João Bosco Alfaia, a capacitação irá oferecer uma base teórica e especifica sobre como confeccionar malhadeira, matapí, doradeira, rede de lancear e espinhal.

"O objetivo principal do curso é aprimorar as técnicas com os pescadores, oferecendo não somente os cursos, mas também uma relação de cumplicidade", diz João Bosco.

Camilo Capiberibe também irá apresentar o financiamento próprio para os pescadores artesanais através do Fundo de Desenvolvimento do Amapá (Frap), explicando os seus benefícios. O convênio estará disponível durante a realização 49° Expofeira Agropecuária.

O Frap consiste em 2% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), provenientes da arrecadação estadual, para fomento de projetos agrícolas e agropecuários. O recurso é estadual, mas o acesso do cidadão ao benefício é feito pelo Banco da Amazônia (Basa) desde o ano 2000, por meio de cooperação técnica.

O convênio possibilita quatro modalidades de financiamento, são elas: crédito, fomento, infraestrutura e apoio à Associação de Agricultores do Amapá. Para acessar o benefício, o agricultor, pescador ou outro profissional do setor produtivo precisa ter a Declaração de Aptidão (DAP), documento que possui todos os dados necessários para o crédito.

Comentários