Secretaria de Educação apoia representante do Amapá no Soletrando

O secretário de Estado da Educação, Adalberto Ribeiro, recebeu nesta quarta-feira, 11/07, a jovem Mariana Oliveira Alves da Silva, 13 anos, que é a representante do Estado do Amapá no concurso Soletrando 2012 do Programa Caldeirão do Hulk, da Rede Globo de Televisão, juntamente com a professora Alcinda Brasil, o diretor da escola Izanete Vitor dos Santos, José Amiraldo e o pai Evandro Fernandes.

Mariana Oliveira é aluna do 8º ano (antiga 7ª série) da Escola Estadual Izanete Vitor dos Santos, do município de Santana. Ano passado, a estudante ficou em terceiro lugar na seletiva por região.

O diretor da escola José Amiraldo diz que Mariana é exemplo para as demais escolas e alunos. "Nós queremos a valorização do esforço dessa jovem, pois é a segunda vez que ela viaja para representar o Estado do Amapá nessa competição", ressalta.

"Brevemente, abriremos editais para premiar aqueles que mais se destacarão na rede estadual de ensino. No caso, a Mariana já é um destaque por si só, uma vez que ela passou por várias seletivas, até ser selecionada para o Programa da Rede Globo", destaca o secretário de Estado da Educação, Adalberto Ribeiro.

A estudante viaja no dia 31 de julho e fica em São Paulo até o dia 3 de agosto, sendo que as gravações ocorrem no dia 2. A Secretaria de Estado da Educação irá contribuir com a ajuda de custo para o pai, a professora e a estudante, além de custear livros para ajudá-la nos estudos.

No retorno, a Secretaria de Educação vai premiá-la pelo seu mérito e dedicação aos estudos. "A Mariana dá um exemplo para todos os jovens estudantes. Neste caso, verifica-se também a quanto é importante o apoio dos pais na trajetória escolar dos filhos, principalmente em famílias oriundas de segmentos populares", enfatiza o secretário.

Para a professora de Língua Portuguesa, Maria Alcinda, que acompanhará a aluna na viagem à São Paulo para a gravação do Programa Soletrando, o momento é único, uma vez que é uma representante estudantil do Amapá que brilha em nível nacional.

O programa
O tema desta sexta edição será as obras de Jorge Amado, onde os 27 estados brasileiros, assim como no ano passado, serão divididos em três regiões:

- Região A: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe;

- Região B: Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, Tocantins, Goiás e Distrito Federal;

- Região C: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Groso e Mato Grosso do Sul.

Divido em quatro etapas, o concurso irá eleger um representante de cada região para a grande final. O vencedor de 2012 levará uma bolsa de R$ 100 mil para ser investida em educação. Para cada biblioteca das escolas dos 27 participantes serão doados 10 volumes da obra de Maria Clara Machado.

Comentários