Procon fiscaliza distribuidoras e depósitos de cimento de Macapá e Santana

Distribuidoras e depósitos de Macapá e Santana que comercializam cimento serão fiscalizados pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) nos dias 11 e 12. A ação é decorrente do alto número de reclamações com relação ao aumento de preço e a forma de pagamento relacionada a cartões de crédito.

No ato da ação os fiscais, além de verificar o preço, orientam os lojistas sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a forma de pagamento à vista e cartão de crédito para que os consumidores não passem por constrangimentos na hora da compra.

De acordo com a chefe de Fiscalização do Procon, Marcela Queiroz, a alta nos preços não pode ser abusiva. "Caso seja confirmado o aumento abusivo, os representantes das fábricas e as distribuidoras de cimento terão de justificar ao Procon o motivo da elevação do valor", adverte Marcela.

A diretora do Procon, Nilza Amaral, explica que a iniciativa tem como foco principal buscar uma justificativa concreta sobre o porquê do aumento. "É importante orientar tanto o consumidor quanto o lojista sobre direitos e deveres de ambas as partes", pondera Nilza.

A fiscalização acontecerá em todas os pontos de venda e, caso o consumidor se sinta lesado, deve procurar o Procon e formalizar a denúncia. O Instituto fica localizado na avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, 1614, bairro Santa Rita, ou pelo Disk Denúncia 151.

Comentários