Ministério Público inicia Curso de Capacitação “Serviço Experimental de Mediação Interdisciplinar Familiar”

O Curso de Capacitação “Serviço Experimental de Mediação Interdisciplinar Familiar” visa promover a formação continuada de servidores que trabalham em instituições localizadas no município de Santana e que atuam diretamente com demandas familiares em conflito.

Segundo a Promotora de Justiça, Silvia Canela, a finalidade dessa ação “é de formar equipes de mediadores que atuarão, futuramente, no Núcleo de Mediação de Conflitos Familiares que funcionará na sede da Promotoria de Santana”.

O evento será realizado em etapas, iniciando-se no próximo dia 4 de junho. As palestras que serão ministradas por profissionais das áreas da Psicologia, Direito e Serviço Social terão como propósito difundir a prática da mediação e conciliação na área de família; desta forma, serão abordando temas concernentes aos direitos fundamentais básicos, a importância do processo de comunicação e adoção de medidas que minimizem os conflitos do dia a dia, bem como o processo de separação, guarda dos filhos, entre outras abordagens.
A participação de servidores de Instituições como CRAS, CRAM, Conselho Tutelar, Conselho de Direitos, Delegacias, Vara da Violência Doméstica e Vara da Família é de suma importância, haja vista que são profissionais que atuam diretamente com o público-alvo do projeto, que são famílias em situação de conflito.

Este Projeto também objetiva diminuir as demandas de processos judiciais. 
“Hoje, o maior desafio das instituições atuantes no meio jurídico é de evitar excessos na burocratização de ações decorrentes de conflitos, por isso estamos buscando estratégias mais rápidas e eficazes, como a Conciliação e Mediação, que são dois termos bastante usados quando nos referimos à resolução pacífica desses conflitos”, finaliza a promotora de Justiça Silvia de Souza Canela, coordenadora do Projeto.


Veja a programação:
Local: Promotoria de Santana
Endereço: Av. B-1, 40. Vila Amazonas
Data: 04.06.2012

Tema I: Direitos Humanos
Palestrante: Gilson soares – Defensor Público
Horário: 14h às 15h30
Assuntos a serem abordados: Direitos Fundamentais à Igualdade (Isonomia), Direitos Fundamentais Básicos, Violação de Direitos.
 
Tema II: Relacionamento Humano
Palestrante: Alciangela Assunção Bernardes – psicóloga e diretora do Instituto Integrare
Horário: 16h às 17h30
Assuntos a serem abordados: O Homem Enquanto Ser em Permanente Conflito, a Importância do Autoconhecimento, do Processo de Comunicação e da adoção de Medidas que Minimizem Conflitos no dia a dia.

Data: 06.06.2012
Tema I: Família
Palestrante: Ângela Cristina Monteiro dos Santos – Assistente Social e chefe do Núcleo de atendimento a Criança e ao Adolescente – NACA/MP-AP
Horário: 14h às 15h30
Assuntos a serem abordados: Novos Arranjos Familiares e suas Repercussões, o Processo de Separação e a Disputa pela Guarda dos filhos.
Tema II: Alienação Parental
Palestrante: Carla Adriana Scheider Sebastiane – Psicóloga/MP-AP
Horário: 16h às 17h30
Assuntos a serem abordados: A Alienação Parental no Processo de Separação e suas Consequencias.

Data: 14.06.2012
Tema I: Drogas
Palestrante: Michele Maleamá – coordenadora Estadual da saúde Mental

Tema II: Conflitos
 Horário: 14h às 15h30
Assuntos a serem abordados: Os Principais Tipos de SPA`S e suas Consequencias no Âmbito das Relações Humanas, Técnicas para Conduzir Mediação de Conflito Envolvendo Partes que são Usuárias de SPA`S.

Tema II: Conflitos
Palestrante: Iolanda Martins – Assistente Social do CAOP
Horário: 16h às 17h30
Assuntos a serem abordados: A abordagem do tema conflito sob a perspectiva da justiça restauradora.
 

Data: 21.06.2012
Tema I: Processo de Mediação
Palestrante: José Vilas Boas e Silvia Canela
Horário: 14h às 15h30
Assuntos a serem abordados: Conceito, Características e Vantagens da Mediação, etapas do Procedimento, Caso(s) Simulado(s) de Entrevista(s).

Tema II: Processo de Conciliação
Palestrante: José Vilas Boas e Silvia Canela
Horário: 16h às 17h30
Assuntos a serem abordados: Conceito, características e Vantagens da Conciliação, etapas do Procedimento, Caso(s) Simulado (s) de entrevista.

Comentários