Centro de Referência em Saúde do Trabalhador amplia atendimento no núcleo de Santana

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) acaba de implantar mais um serviço destinado aos moradores dos municípios de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari. É o serviço de Medicina do Trabalho, que começou a funcionar no dia 5 de junho e dá suporte às equipes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest/Regional.

Hoje o núcleo de Santana conta com os serviços de avaliação para expedição de laudo médico para deficientes físicos, atendimentos de profissionais de saúde, ciclos de palestras em saúde do trabalhador, oficinas e capacitações voltadas para a prevenção em saúde do trabalhador e vigilância em casos de acidentes de trabalho, além de notificação dos acidentes de trabalho da Rede Sentinela. Com a implantação do atendimento em Medicina do Trabalho, o quadro de atividades da unidade ganha mais um serviço essencial.

O atendimento ambulatorial está funcionando em duas salas localizadas no Centro de Reabilitação do município, para servidores públicos e privados e pessoas da comunidade.

A gerente administrativa, Elizângela da Silva Gama Vulcão, explica que o novo serviço é importante, pois trabalha com um programa de prevenção de acidentes, onde começa a ser desenvolvido um cronograma de atividades para curto, médio e longo prazos. "O nosso objetivo é a implementação de um programa de controle médico da saúde dos servidores que estejam expostos a riscos, que serão monitorados, com acompanhamento permanente e preventivo", salientou.

O médico do trabalho André Valente diz que o principal objetivo da implantação do serviço é o acompanhamento da saúde do trabalhador. "O Cerest vai direcionar o atendimento dos servidores para a melhor qualidade no trabalho", concluiu.

Comentários