Servidores recebem capacitação em gestão

Iniciou ontem (2), no auditório da Companhia Docas de Santana, a primeira fase dos cursos do Programa de Capacitação dos Servidores Municipais. As ações fazem parte de um convênio entre Prefeitura de Santana e o Governo Federal, através do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal (PNAFM), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e visa capacitar os gestores para melhorar a atividade administrativa desempenhada no município. 

O primeiro módulo do curso foi ministrado pelo professor adjunto IV da Universidade Federal do Pará (UFPA), José Prado de Souza, com palestras especificamente voltadas para os gestores municipais. 

Intitulado “Desenvolvimento Gerencial: Com enfoque em Gestão Pública”, foram assuntos abordados durante as atividades: Conceito de Gestão; Importância da Política e do Processo de Gestão; Habilidades e Competência do Gestor; Governança, Gestão Local para Sustentabilidade; Planejamento e Desenho Urbano; Cultura para Sustentabilidade; Educação para Sustentabilidade e Qualidade de Vida; Economia Local; Criativa e Sustentável entre outros temas. 

O Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal (PNAFM) contempla ações que visem à modernização da gestão administrativa e fiscal, possibilitando ao município a elaboração e implementação de ações, a exemplo de Plano Diretor, Cadastro Multifinalitário e Planta Genérica de Valores. 

De acordo com a secretária Municipal de Fazenda, Dr. Joana Tork, o programa ocorrerá durante todo o mês de abril, com datas definidas para atender a cada grupo de servidores. “No próximo dia 10, o programa atenderá cerca de 30 servidores efetivos com o curso Licitação, Contratos e Convênios”, disse a secretária, informando que o curso ocorrerá na Prefeitura de Santana no horário de 8h às 18h. 

Fazem parte ainda do PNAFM, os cursos de Plano de Cargos e Salários, Legislação Tributária, Material e Patrimônio, Legislação Urbana, Contabilidade Pública, Organização de Arquivos, Arrecadação Tributária, Técnica de Fiscalização, Contencioso Administrativo, Atendimento ao Cidadão, Cadastro Técnico Municipal, Divida Ativa Municipal e Informática Básica e Avançada. 

Por Andreza Sanches (Jornal do Dia)

Comentários