Projeto busca instituir Programa de Atenção à Saúde do Homem santanense

O Projeto de Lei nº 008/2012 que institui o Programa de Saúde do Homem (PSH) em âmbito municipal, passou esta semana pela Câmara de Vereadores de Santana. A iniciativa é de autoria do vereador Richard Madureira (PT), que pretende ampliar as diretrizes de promoção e atenção à saúde do homem, dando direito à realização de exames gerais capazes de prevenir e diagnosticar doenças benignas ou malignas que atingem pacientes do sexo masculino.

De acordo com o projeto, o PSH seguirá as diretrizes estratégicas recomendadas pelo Ministério da Saúde, que estabelece prioridades e metas do Pacto pela Vida, dos indicadores de monitoramento e avaliação do Pacto pela Saúde e as orientações, prazos e determinações.

O vereador Richard Madureira (PT), explicou que o projeto busca providenciar a contratação de um médico urologista para o município e criar condições logísticas para colocar em prática o Programa de Saúde do Homem. “A meta é promover a saúde do homem, elaborando e implantando políticas públicas que atendam as necessidades desses pacientes a nível municipal” afirmou o parlamentar.

Consta no projeto ainda, a disponibilização de exames gráficos como a ultrassonografia transretal ou transpélvica da próstata, além do exame de sangue que mede níveis de uma substância relacionada a alterações presentes na próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA) nos laboratórios da rede pública de saúde (SUS).

Com a medida instituída, será possível fortalecer o sistema municipal de informações sobre as doenças urológicas do sexo masculino, com a ajuda de campanhas informativas e atendimentos. “O câncer de próstata é considerado o sexto tipo mais comum entre os homens, no mundo. No país, representa 6% do total de óbitos, é a quarta causa de morte por câncer. Por isso, é preciso melhorar a atenção e fazer um controle desse trabalho em nosso município” ressaltou Richard Madureira.

Para dar mais visibilidade e importância à inclusão de melhorias a este tipo de assistência no município, o projeto ainda propõe uma mobilização social, com base na promoção da Semana da Saúde do Homem, abordando sobre prevenção dos cânceres de próstata e pênis, entre outros temas. Além da capacitação permanente de profissionais do Programa de Saúde da Família, visando reforçar o monitoramento e atenção a esses pacientes.

“Estudos mostram que os homens estão mais propensos às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas, já que eles recorrem com menos frequência aos serviços de atenção primária e acabam buscando assistência quando os quadros já se agravaram. Por isso temos que fortalecer o sistema de orientação, prevenção e tratamento” concluiu o parlamentar.

Comentários