Infância e Juventude de Santana no combate à violência contra menores

Somente no ano passado, o serviço de fiscalização da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana recebeu 281 chamadas. Destas, 72 foram denúncias relatando diversos temas: prostituição infantil, exploração sexual, maus-tratos, fuga domiciliar, problemas com drogas, abandono, ameaça, guarda e desvio de conduta, entre tantos outros.

De acordo com o serviço de fiscalização da Vara, os locais em que as crianças e adolescentes estão expostos a grandes riscos são a área portuária de Santana e os bairros Fonte Nova e Paraíso. O primeiro, em razão das facilidades noturnas em bares e ambientes congêneres e, os outros dois, pelo grande número de famílias vivendo em situação de extrema carência.

Esforço da Equipe
A Juíza Ana Lúcia de Albuquerque Bezerra, titular da Vara Menorista, enfatiza o grande esforço para coibir práticas abusivas. Para a Magistrada, os donos de bares e boates sabem que não podem vender bebidas alcoólicas a menores e nem permitir a permanência deles além dos horários permitidos. “Ainda assim, quando realizamos blits noturnas é flagrante o descumprimento da determinação por donos de alguns estabelecimentos”, afirmou.

Apesar da desobediência de muitos donos de estabelecimentos que continuam vendendo bebidas e cometendo outros abusos contra menores, a Juíza Ana Lúcia insiste: “Nosso foco principal são as crianças e os adolescentes em situação de risco, qualquer ligação denunciando casos envolvendo essa clientela agiremos com rigor contra os infratores”.

A Vara da Infância e Juventude de Santana informa que as denúncias envolvendo os temas acima mencionados podem ser feitas para a central SERVIÇO DISQUE DENÚNCIAS 0800 285 1581.

Comentários