Projeto Adoção com Responsabilidade Realiza o III Encontro Preparatório para Pretendentes

A Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Santana, por meio do Projeto Adoção com Responsabilidade, realizou o III Encontro Preparatório para Pretendentes à Adoção. 

O encontro reuniu famílias que pleiteiam adotar uma criança, formando a consciência da responsabilidade em assumir a criação de um menor e exaltando o empenho que deve ser perseguido para alcançar estes objetivos, através de processo regular. 

Durante o encontro, foram discutidos os aspectos jurídicos da adoção e as exigências contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA). Com relação a esses aspectos surgem diversas dúvidas nos interessados à adoção, as quais são esclarecidas pela assessoria jurídica, inclusive os benefícios resultantes do tempo de espera, tido inicialmente como demorado por muitos casais. 

ESCLARECIMENTOS 
Ainda por ocasião do encontro preparatório, são esclarecidas dúvidas e questões importantes referentes ao ato de adotar, à realidade das crianças e adolescentes disponíveis para adoção e às atitudes necessárias dos interessados em se tornarem pais/mães adotivos. Além de garantir a troca de experiências e conhecimento sobre as questões da vida em família, o encontro preparatório para pretendentes à adoção é um dos requisitos obrigatórios para quem quer dar início ao processo de adotar uma criança e /ou um adolescente. 

Para agilizar o processo de adoção, foi discutida, durante o encontro a criação da Rede de Apoio à Adoção do Estado do Amapá, uma organização que, em pleno exercício da cidadania, trabalhará pressionando os órgãos competentes a desburocratizarem o processo. A proposta será fomentada pela Justiça do Amapá. 

A Juíza Ana Lúcia de Albuquerque Bezerra encerrou o encontro palestrando sobre os aspectos gerais da adoção na Justiça e proferindo palavras de entusiasmo aos casais presentes. “Este tempo de espera pela efetivação da adoção é salutar para que sejam revistas as motivações do casal em adotar uma criança e é também um tempo de firmar as estruturas do lar para receber o menor”, afirmou durante a palestra. O encontro teve duração de dois dias e todos os participantes receberam certificados.

Comentários