Programa de ensino técnico abre mais de 300 vagas no município

Na manhã da última sexta-feira (02/03), na Câmara de Vereadores, representantes da Prefeitura de Santana e comunidade participaram da cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que em parceria com os Serviços Nacional de Aprendizagem Comercial e Senai disponibilizarão mais de 300 vagas para cursos técnicos destinados a população cadastradas nos programas sociais do Governo Federal. 

A adesão do município ao programa, foi confirmada após a visita do coordenador nacional Sérgio Lima de Oliveira à Santana no mês de fevereiro. O encontro com representantes da Prefeitura, principalmente Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Sesi e Senai, proporcionou maior detalhamento das informações sobre a demanda dos programas sociais federais no município. 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira, contudo prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, com previsão para atender oito milhões de pessoas nos próximos quatro anos.

Em Santana, inicialmente serão ofertadas 390 vagas para cursos de capacitação, como cabeleireiro, manicure, pedicure e porteiro, entre outros, todos voltados para atender a comunidade beneficiadas por programas sociais. De acordo com o projeto, essas pessoas, serão capacitadas com ensino técnico, para isso, receberão auxilio através do programa.

Reportagem de Andreza Sanches (Jornal do Dia)

Comentários