Governador Camilo entrega Escola Afonso Arinos reformada e ampliada

A reivindicação de moradores da Área Portuária de Santana e alunos e professores da Escola Estadual Afonso Arinos alcançou o objetivo na tarde desta quinta-feira (15/03). O governador Camilo Capiberibe entregou o prédio reformado, ampliado e com salas climatizadas, contribuindo para que alunos e professores tenham dignidade ao aprender e ensinar.

O governador disse que a decisão de dá continuidade à obra que estava paralisada faz parte de seu compromisso com a educação, onde está pautado o esforço para que as escolas sejam atrativas, os educadores sejam valorizados e o estudante motivado.

A obra da escola começou em 2009 e, após um atraso, o trabalho foi retomado em 2011. Do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram investidos R$ 2.676.513,55, mais um aditivo de R$ 855.054,39.

A escola tem agora 17 salas de aula, duas a mais do projeto inicial, biblioteca, quadra poliesportiva com banheiros, uma sala de TV Escola e outra de informática. "Nossa comunidade lutou pelo direito a uma escola digna. Os alunos terão mais respeito e serão acolhidos de modo diferente. Isso é fundamental e ajuda no aprendizado", disse a moradora Socorro Chaves.

Estudam na Afonso Arinos 1.200 alunos do ensino fundamental, além de 1ª, 2ª e 4ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A localização, próxima à zona portuária e à chamada Baixada do Ambrósio, coloca a escola como um importante instrumento de mudança na qualidade de vida e perspectiva de futuro.

O prefeito Antonio Nogueira falou que obras como da escola melhoram a vida do santanense e reforçam o compromisso do Estado com o povo de Santana, promovendo mudanças e avanços. "Quem estuda aqui sente prazer em vir para a escola. Agora climatizada e com professores motivados por essa melhoria", disse.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Joel Banha, explicou que a Afonso Arinos é somente o começo, e que até o final do primeiro semestre deste ano serão entregues mais 17 escolas que estavam até 2011 com obras paradas.

O secretário de Estado da Educação, Adalberto Ribeiro, reforçou que a educação toma um rumo novo com o lançamento do edital de concurso público e a negociação com professores sobre o piso salarial. "A obra física é importante, mas a valorização do educador e qualidade da educação estão em nossos planejamentos", disse o secretário.

O governador Camilo Capiberibe falou sobre a parceria com a Prefeitura Municipal de Santana e que o Governo do Amapá contabiliza pontos positivos na evolução da cidade, apesar das dificuldades. "Estamos investindo em água tratada. Repassamos recursos para a prefeitura quitar contrapartidas e dar prosseguimento a obras. Estamos equipando o Centro da Juventude e o Mercado Municipal. Também somos parceiros em outros projetos", disse o governador.

Sobre educação, ele contabiliza avanços na mesa de negociação para pagar o piso salarial nacional e afirmou que 1.500 computadores estão comprados, faltando o restante para que faça a entrega de maneira organizada e responsável.

No momento da cerimônia, ele anunciou que, assim como atendeu reivindicação que resultou na reforma e ampliação da escola, vai trabalhar para assinar um novo convênio para construção de passarelas em Santana, começando pela Área Portuária.

Comentários