GEA doa lote para construção de casas e continua a resolver problema de habitação no Estado

Os programas de habitação no Amapá começam a ser concretizados com o investimento e apoio do governo do Estado. Em Santana, o governador Camilo Capiberibe assinou nesta quinta-feira, 15/03, o Termo de Doação de um lote de 1,1988 hectares para que a Prefeitura Municipal dê andamento ao convênio com o Governo Federal, que prevê a construção de 84 casas.

O Ministério das Cidades investiu R$ 1,5 milhão e a Prefeitura de Santana deu a contrapartida de R$ 960 mil, garantida por meio de convênio com o Governo do Estado do Amapá (GEA). A área doada está localizada no ramal do Delta do Matapi, com entrada pela Rodovia Duca Serra, no bairro Elesbão.

O convênio com o Governo Federal para a construção das casas foi assinado em 2007, porém, andou lentamente por falta de área para a construção das 84 casas. Para começar a resolver o problema, a Prefeitura de Santana está construindo 16 casas no loteamento Delta e oito no bairro Nova União.

As casas do Delta estão com obras em andamento e as do bairro Nova União em fase de acabamento. No lote doado nesta quinta-feira, ficará a maior parte das habitações, 60 ao todo. A obra já foi licitada e aguardava apenas a legalização da área para iniciar os trabalhos.

As famílias que irão morar nas casas já estão no Cadastro Único do Governo Federal. Elas foram avaliadas pelo serviço de assistência social que fazem o acompanhamento rotineiro para verificar se as famílias continuam realmente necessitando das moradias. Elas são moradoras do Elesbão e das proximidades dos canais dos bairros Paraíso e Hospitalidade, que estão em obras.

Com a doação do lote, o governo do Estado começa a resolver o problema de habitação no Amapá. Em Macapá, por meio do PAC, está em obras o Conjunto Habitacional do Congós, que terá 397 moradias, entre casas e apartamentos; na Vila das Oliveiras está em construção o conjunto com 512 habitações, que vai absorver moradores do bairro Aturiá, também em parceria com o Governo Federal por meio do PAC; e por intermédio do Programa Minha Casa, Minha Vida, também do Governo Federal, o GEA está construindo 2.148 casas populares no loteamento Macapaba, na zona Norte da cidade.

Comentários