Ativistas do Greenpeace visitam governador e anunciam chegada do navio da organização no Amapá

O governador Camilo Capiberibe recebeu nesta sexta-feira, 16/03, a visita dos ativistas do Greenpeace, Francisco Brito e Márcio Astrine. Eles vieram em missão e conversaram sobre a participação da organização e do Amapá no evento Rio+20 e da visita do navio do Greenpeace, o Arctic Sunrise, ao Estado no final de abril deste ano. A vinda do navio ao Amapá faz parte da programação da ONG que promove a paz e defende o meio ambiente em busca da mudança de atitude das pessoas com relação à preservação ambiental.

Eles consideram o Rio+20 a maior oportunidade de discussão sobre questões ambientais mundiais, e o Amapá com grandes possibilidades de se destacar pelo nível de compromisso do governo e da sociedade com o meio ambiente e quantidade mínima de área desmatada. A passagem do navio pelo Estado faz parte da agenda do Greenpeace, que culmina no Rio+20.

Eles participam do evento com discussões paralelas com a sociedade sobre floresta e a matriz energética em termos globais. O GEA se prepara para o evento e está discutindo internamente propostas do Amapá.

A embarcação veio dos Estados Unidos e entrou no Brasil pelo Amapá, quando fez o procedimento alfandegário, e seguiu para Manaus, onde abre as portas para o público dia 23 deste mês. O navio é conhecido por denunciar crimes ambientais, promover alternativas de atitudes ecologicamente corretas e por contribuir para a discussão de um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Construído há seis anos, ele atrai por demonstrar na prática modelos sustentáveis de desenvolvimento e locomoção.

Ele é movido à vela, o motor só é utilizado em casos necessários para a navegação, como a passagem por canais estreitos. Dentro do navio, os visitantes podem ver as exposições fotográficas que mostram tanto a beleza como o descaso com o meio ambiente. Chama também a atenção o sistema de reciclagem de lixo e de ventilação que não agridem o meio ambiente.

"É um exemplo quando se fala em preservação do meio ambiente. Demorou a ser construído porque tinha que ser ambientalmente correto. Ele aponta para o futuro", disse Márcio Astrine.

O navio chega ao Amapá no dia 27 de abril, e ficará atracado na Docas de Santana. Entre os dias 28 e 30 abre as portas para o público. Além da tripulação, chegam no navio ambientalistas, convidados, imprensa nacional e internacional, além de celebridades do mundo artístico engajados na luta pela preservação ambiental.

A coordenação do Greenpeace e o Governo do Estado do Amapá planejam como será o acesso à embarcação. Daqui eles navegam até Belém, de onde seguem para Recife e finalmente Rio de Janeiro, onde participam do Rio+20.

Comentários